Bombeiros de Mato Grosso comemoram 48 anos com registro histórico e simulação

Foto: João Bosquo

O Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta sexta-feira (17.08), duas atividades dentro da programação comemorativa aos 48 anos de instauração da corporação pelo Governo do Estado. A primeira delas foi a inauguração da placa comemorativa com duas fotos históricas no Ganha Tempo, em cujo prédio foi instalado o primeiro Quartel da Instituição, no ano de 1967.

O descerramento da placa contou com a presença do Sr. Ari Rodrigues de Almeida, 68 anos, que fez parte da primeira guarnição. O cel. Aderson Barbosa, comandante do CBMMT, lembra que a instituição foi criada em 19 de agosto de 1964, mas o efetivo só se instalou em 67, sob o comando do 2º ten. Amilton Sá Corrêa. Essa diferença, explica o cel. Aderson, deve-se à implementação de várias medidas administrativas para atender a população. Uma dessas medidas foi a capacitação do ten. Amilton, que foi em São Paulo fazer um curso de especialização.

O comandante do CBM disse que a importância da instalação da placa é para marcar e despertar na memória das pessoas, já que “quem não conhece seu passado não conhece o seu presente”.

A segunda atividade aconteceu na Palácio Alencastro, sede da prefeitura municipal de Cuiabá. Uma simulação demonstração com uso de instrumental de combate a incêndio e de resgate de pessoas.

Aconteceu também apresentação de rapel, com a descida vertical por um homem do Bombeiros e a outra, com operação da autoescada mecânica, que simulou o resgate de uma vítima, e instalação de uma torre de água. Não foram usados hidrantes por conta do horário de expediente.

Fonte: Secom/MT

Share Button