2º Festival Japão Mato Grosso abre com expectativa de receber 50 mil pessoas

O 2º Festival Japão Mato Grosso Tanabata Matsuri – Cuiabá foi aberto na noite desta sexta-feira (31.08) e segue até o próximo domingo (02.09), no complexo de estacionamento do Pantanal Shopping. O festival acontece numa grande parceria do Governo de Mato Grosso, Associação Nipo Centro-Oeste do Brasil, Prefeitura de Cuiabá e inúmeros patrocinadores e apoiadores, entre eles, com destaque para o Consulado Geral do Japão em São Paulo. O objetivo é divulgar a cultura japonesa em seus vários aspectos e promover o intercâmbio e o “abrir portas”, como expressou o vice-governador Chico Daltro, no ato representando o governador Silval Barbosa.

O Festival Japão Mato Grosso, em sua segunda edição, acontece em um espaço mais amplo, com mais conforto para o público visitante, por conta do enorme sucesso do primeiro evento. Em 2011, os organizadores trabalhavam com uma expectativa de três mil pessoas por dias e, no entanto, chegou na casa dos 10 mil pessoas/dia, somando mais de trinta mil. Este ano, segundo o presidente do Festival do Japão – MT, Yuji Izawa, espera-se ao final dos três dias que mais de 50 mil pessoas assistam as diversas apresentações.

O vice-governador Chico Daltro destacou a grande aceitação pelo público e essa aceitação fez com que o governo voltasse a participar dessa manifestação como reconhecimento e agradecimento por tudo que a colônia japonesa fez pelo progresso de Mato Grosso. Daltro destacou também que o festival é um grande intercâmbio cultural com grande apelo turístico.

“O Festival Tanabata Matsuri vai abrir muitas portas e a primeira delas é a do turismo”, afirma. Ele lembra que ano passado 15 municípios enviaram caravanas, incrementando o turismo interno e este ano já tem a participação de cinco estados. Os participantes estão aqui, aproveitam para visitar o Pantanal, conhecer Chapada dos Guimarães e, obviamente, conversar sobre negócios.

Yuji Izawa explica que o Tanabata Matsuri é um entre tantos eventos da cultura japonesa que acontecem pelo Brasil. Tanabata Matsuri é uma celebração que acontece há mais de mil anos no Japão. Em São Paulo há quatro décadas e este é o primeiro Tanabata Maturi fora de São Paulo. A escolha, segundo Izawa, deve-se à relação da comunidade nipo de Mato Grosso com a Associação de Miyagui.

O vice-cônsul Yusuke Nakayama classifica o festival como “um evento cultural gigante, uma oportunidade de aproximação maior entre Japão e Mato Grosso, que atrai muito interesse dos investidores japoneses”.

O evento foi aberto com a apresentação da Orquestra da UFMT, que executou os hinos nacionais do Japão e do Brasil, e depois da cerimônia de abertura, apresentou um repertório variado e fechou com a música Pixé, de Pescuma e Moisés Martins, em arranjo para orquestra.

O público visitante, além das apresentações musicais, números de mágica e karaokê, vai encontrar uma infinidade de bazares e barracas de culinárias típicas japonesas.

Neste sábado (01.09), o público terá oportunidade de assistir a apresentação de taiko local, Lolitas, concurso de Consplay, Street Dance (MS), números de mágica com Edson Ilusionista e Concurso de Miss Nikkey.

Estiveram presentes no ato de abertura o secretário de Cultura, João Laino, o senador Pedro Taques, o secretário de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, no ato representando o prefeito Francisco Galindo; Akira Ozaki, presidente de Honra da Comissão Organizadora; Akinori Sonoda, presidente da Federação das Províncias do Japão no Brasil.

O evento já está no calendário turístico cultural de Cuiabá e Mato Grosso.

Fonte: Secom/MT

Share Button

João Bosquo

João Bosquo, poeta e jornalista, editor deste blogue NAMARRA.COM.BR nas redes sociais: @joaobosquo

Você pode gostar...