A segunda nota de esclarecimento sobre a Mostra de Cinema Negro

Para efeito de transparência e divulgação, a Secretaria de Estado de Cultura informa que a Mostra de Cinema Negro foi criada com o objetivo de fomentar, difundir e debater questões relativas à produção artística afro-brasileira, alinhada ao Plano e Sistema Estadual de Cultura.

A empresa Donamaria Comunicação Criativa foi contratada para a realização do registro fotográfico e filmográfico do evento. Além desta contratação, fez de forma voluntária, a produção da arte da mostra.

Tendo conhecimento da programação, representantes do movimento negro e coletivos artísticos consideraram reduzida a representatividade de cineastas negros e mulheres negras entre as atividades e se manifestaram junto à SEC/MT.

A SEC convidou então os segmentos envolvidos para uma reunião aberta no dia 11 de novembro no Palácio da Instrução, cujo encaminhamento de consenso foi o de reorganizar a programação com a contribuição dos movimentos e segmentos ali representados.

Todavia, quando a reunião já havia se encerrado, e o grupo responsável pela nova programação finalizava a formatação do novo conteúdo da Mostra, houve um desentendimento entre pessoas que estavam presentes no local. A SEC lamenta profundamente os acontecimentos relatados pelas partes envolvidas e declara que repudia qualquer forma de preconceito, discriminação ou ato que avilte a dignidade humana.

Ainda diante da necessidade de um mais tempo para operacionalizar as readequações propostas e divulgação do novo conteúdo elaborado de forma colaborativa, a SEC optou então por adiar a realização da Mostra que ocorre em nova data.

Registramos nossas desculpas, pelos transtornos causados pela prorrogação da data da mostra aos cineastas, debatedores e oficineiros que se dispuseram a contribuir e em especial ao público que foi mobilizado para o evento.Por fim, dada a única disponibilidade da grade de programação do Cine Teatro, a Mostra do Cinema Negro será realizada entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2016.Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Fonte: Nota de esclarecimento sobre a Mostra de Cinema Negro – Notícias – SEC

<>Meu Peixe, de enxerido, diz que leu e releu a nota de esclarecimento e acredita que não entendeu, quando fala da parte que a reunião já tinha tinha terminada e aconteceu o desentendimento.

Leia também: Reunião sobre a mostra “Liberdade: Mostra de Cinema Negro” não põe fim à polêmica; aliás, incendeia o debate, e evento é adiado pela SEC

 

Share Button