Agora estamos sem Auro Ida

A notícia da inesperada morte do jornalista e amigo Auro Ida, de forma tão estúpida, me chocou profundamente.

Dias atrás desta semana, no final da tarde, ao sair da Secom, fomos jogando conversa fora até o Shopping Pantanal – eu para pegar o ônibus e ele para encontrar o seu novo amor…

Costumo dizer que a morte é inevitável e penso nela todos os dias, até como forma de me preparar para essa passagem.

Espero também que todos os meus – próximos e amigos – morram de ‘velhice’, jamais de forma inesperada – como acidentes de carros e menos ainda que sejam vítimas da violência injustificável… Mais injustificável ainda pelo espírito cordial de Auro Ida.

Fui companheiro de redação de Auro Ida no jornal “A Gazeta” e depois trabalhei sob suas ordens, quando foi secretário de Comunicação, na gestão do prefeito Roberto França.

Neste momento externo o meu profundo sentimento de amizade e carinho pelo amigo que parte: elevo minhas preces ao Divino Mestre para que o acolha e, ao mesmo tempo, proporcionar a nós-outros o conforto de sua Luz.

Reproduzo abaixo o post do Olhar Direto, dos jornalista Marcos Coutinho e Alline Marques:

O jornalista Auro Ida, 53, um dos mais experientes setoristas da cobertura dos bastidores da política mato-grossense e colunista do site Olhar Direto, foi brutalmente assassinado, no final da noite desta quinta-feira (21), no bairro Jardim Fortaleza, na região do Coxipó, em Cuiabá.

O delegado Marcos Veloso tenta a liberação do corpo do jornalista do Instituto Médico Legal (IML). O atraso ocorre devido à greve da Polícia Civil, mas deve ocorrer entre 8h e 9h para que a família possa iniciar o velório e o sepultamento, que ainda não foram confirmados.

Segundo informações de familiares, Ida estava deixando a namorada em casa, quando dois homens bateram no vidro do veículo, pediram que a garota se afastasse e o executaram com cinco tiros, três nas costas e dois na nuca.

A polícia trabalha com a hipótese de crime passional, já que a atual namorada dele estava separada há três meses e de acordo com vizinhos o homem estaria transtornado com o divórcio. No entanto, a moça garantiu não reconhecer os suspeitos.

Em entrevista ao Olhar Direto, o jornalista Edilson Almeida, sócio proprietário do site 24 Horas News, se diz consternado com a morte “do seu irmão”. “Ele era meu irmão, que me abraçou a primeira vez quando eu entrei no jornalismo de Mato Grosso. Ele abriu as portas para mim e é uma referência no jornalismo do estado. Sempre tinha a melhor matéria, mesmo quando passava 30 dias de férias, ele voltava e tinha outra matéria melhor ainda; outro furo. E também no nosso convívio foi um grande pai de família, amoroso, cuidadoso com seus filhos”, falou há pouco.

O jornalista Ademar Andreola fez faculdade com Auro Ida e foi a primeira pessoa com quem fez amizade na universidade e vieram para Mato Grosso na mesma época. “Ele foi, num determinado momento da minha vida, foi um grande amigo, mas não dá para descrever este sentimento e ainda estou consternado”, declarou ao Olhar Direto.

Ida é filho de agricultores que plantam soja em Lucas do Rio Verde, na região do Médio Norte de Mato Grosso,. Ele se formou em Jornalismo em 1981, na Universidade Federal do Paraná, e chegou em Cuiabá em 23 de abril de 1982 para trabalhar no jornal Correio da Imprensa. No final de 82, ele voltou para Naviraí, em Mato Grosso do Sul, reencontrar os pais, onde ficou por oito meses. Contudo, o Jornalismo falou mais alto e ele retornou para Mato Grosso em1983 para trabalhar na Rádio Industrial de Várzea Grande, depois foi para Câmara de Cuiabá ser coordenador de imprensa no órgão, e em 1989 foi para Jornal O Estado de Mato Grosso e, posteriormente foi para o jornal A Gazeta, por onde ficou por muitos anos.

Então, recebeu um convite para ser secretário de Comunicação do ex-prefeito Roberto França. Após deixar o cargo retornou ao Jornal Gazeta, de onde saiu para ser novamente secretário de Comunicação, mas desta vez na Câmara de Cuiabá. Por último, era articulista do site Olhar Direto.

Mais informções em instantes./Atualizada à 1h35/Segunda atualização às 2h24/Quarta atualização às 8h04. Quinta atualização às 8h20

Share Button