Agora estamos sem João Gilberto Noll, romancista gaúcho, vencedor de cinco edições do Prêmio Jabuti

Gaúcho, autor de Acenos e Afagos, será enterrado em sua cidade natal, Porto Alegre. Foto: Divulgação

Gaúcho, autor de O Cego e a Dançarina, será enterrado em sua cidade natal, Porto Alegre. Foto: Divulgação

Nascido em 15 de abril de 1946, em Porto Alegre, João Gilberto Noll destacou-se por sua atuação na prosa, como romancista e contista. Sua obra também compreendeu a dramaturgia, escreveu para o teatro e teve sua obra adaptada para o audiovisual.

O gaúcho recebeu o Prêmio Jabuti cinco vezes, além de ter vencido o Oceanos e o APCA ao longo de sua carreira. Atualmente, dedicava-se a ministrar uma oficina de literatura sobre as variações do gênero conto. Noll foi professor convidado na Universidade de Berkeley e escritor residente no King’s College, em Londres.

Sua morte foi anunciada por uma sobrinha, Andressa Noll, na madrugada desta quarta-feira. Em publicação feita na página oficial de Facebook dedicada ao tio, informou o local e horário do velório e enterro. A causa da morte não foi divulgada.

O escritor Ricardo Lísias chamou, em publicação na rede social, a morte de João de “uma perda gigantesca” e disse achar seu conto Alguma coisa urgentemente, o melhor publicado no Brasil desde 1982.

O velório estava previsto para começar às 8h da manhã na capela 9 do Cemitério João XXIII, em Porto Alegre. O enterro será realizado às 18h desta quarta no mesmo local.

Namarra

Matérias, notas que nós (eu e Meu Peixe) gostaríamos de escrever e observações diversas.

Você pode gostar...