Alicce Oliveira de malas prontas para uma ‘Viagem Literária’

Contadora de histórias de Cuiabá segue fazendo sucesso pelo Brasil

Alicce Oliveira, contadora de histórias Foto: Divulgação

Da Assessoria | Este ano Alicce foi selecionada pela primeira vez no Edital do Programa ‘Viagem Literária’ de São Paulo, que em 2017 está em sua 10ª edição, programa bem-sucedido no seu compromisso de aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista.

Nesta edição estão programados 360 eventos em 90 cidades. Cada local receberá importantes grupos de contadores de histórias e consagrados escritores para celebrar a literatura brasileira.

No Módulo Contação de Histórias, foram selecionados 18 grupos ou contadores de histórias. Alicce Oliveira participará desse módulo, com o Espetáculo “Histórias Birutas e Batutas”, que acontecerá nos dias 29, 30, 31 de maio e 01 e 02 de junho/2017, nas Bibliotecas Públicas Municipais de cinco cidades do Estado de São Paulo.

A Instituição responsável pela execução do programa ‘Viagem Literária’ é a SP Leituras, qualificada pelo Governo do Estado para fazer a gestão de programas como o Viagem Literária nas unidades vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo.

Alicce está muito feliz com a oportunidade de viajar para outro Estado e compartilhar histórias da Literatura Infanto/Juvenil com os diversos públicos que irá encontrar em cada cidade. As apresentações são gratuitas. Em cada cidade Alicce contará história para um público de aproximadamente duzentas pessoas. Uma oportunidade única de encontros e intercâmbio com bibliotecários, escritores, estudantes, professores e público em geral.

A apresentação de Contação de Histórias que Alicce propõe, tem como objetivo incentivar a literatura literária por meio da narrativa oral, de forma lúdica e interativa. As histórias,  livros de imagem e adereços, vão saindo da bolsa de palha e assim inicia-se uma grande viagem literária pelo mundo do faz de conta. Serão narradas histórias inspiradas nos livros dos autores: Ricardo Azevedo, Luís da Câmara Cascudo, Fernando Vilela, José Mauro Brant e também em especial Lendas de Mato Grosso do livro da Dunga Rodrigues.

Na bolsa Alicce também levará algumas surpresas que revelam o seu estilo próprio de narrar histórias com objetos sonoros artesanais, feitos pela própria narradora. Instrumentos sonoros como o baturex, bexigofone, rói-rói entre outros, utilizados na composição das narrativas musicadas. O figurino, adereços e ambientação do espaço tem a assinatura da renomada estilista Jane Klitezke.

Alicce acredita que participar deste evento grandioso que é a Viagem Literária, só tem a somar com sua profissão. Outro ponto importante é que após esta viagem seu objetivo é compartilhar suas experiências com o público cuiabano, oferendo um workshop para interessados ao tema. Mas para isso será preciso que uma ou mais instituições, empresas da capital sejam parceira desta iniciativa em prol a literatura infanto/juvenil. Interessados podem entrar em contato direto com a profissional.

Alicce tem muitos sonhos a serem realizado, um deles é o “Contos do Mato – Encontro Nacional de Contadores de Histórias – III Edição”, porém para que este sonho se realize é preciso encontrar patrocinadores que apoiem o evento, o profissional narrador de histórias e a Leitura e Literária primordial e necessária para a formação do ser humano. Um projeto que tem um alcance Nacional e benefícios para o Estado de Mato Grosso.

Sobre a Narradora: Alicce Oliveira é graduada em Pedagogia/UFMT. Iniciou a carreira de atriz em 1994 e desde 2005 vem dedicando-se a Arte de Contar Histórias. Através da oferta de espetáculos e oficinas, tem recebido convites para participar em eventos culturais pelo Brasil. Em 2009 recebeu o Prêmio Funarte de ‘Teatro Myriam Muniz”, com o projeto “Contos do Mato”. Idealizadora do “I e II Encontro Nacional de Contadores de Histórias/MT” e, 2012/2014, entre outros. Suas narrativas permeiam o universo lúdico dos objetos sonoros. Música e histórias criam a atmosfera do ambiente ideal para uma viagem ao mundo do faz de conta.

Share Button