Casa Barão de Melgaço recebe gesto de solidariedade da Secretaria de Estado de Cultura

Kleber Lima recebe Elizabeth Madureira, presidenta do IHGMT

Por Elizabeth Madureira Siqueira | Frente aos últimos acontecimentos de barbarismos ocorridos na Casa Barão de Melgaço, a Secretaria de Estado de Cultura, através do Secretário Kleber Lima, manifestou sua solidariedade, recebendo, com todas as honras e notável elegância, os membros do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras, em reunião ocorrida no dia 25 de janeiro de 2018.

O Secretário Kleber Lima não só lamentou os acontecimentos, mas também promoveu, nessa mesma ocasião, um providencial encontro com integrantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, oportunizando um feliz diálogo que redundou na projeção de ações futuras na garantia de segurança do valioso patrimônio da Casa Barão de Melgaço, o qual vem sofrendo inúmeras perdas com os frequentes e ininterruptos roubos.

Na reunião, da qual participaram as Profas. Dras. Anna Maria Ribeiro Moreira da Costa, vice-presidente do IHGMT, Sônia Regina Romancini, Secretária Geral da mesma Instituição, e Elizabeth Madureira Siqueira, Presidente do IHGMT e Curadora da Casa Barão de Melgaço, foi entregue aos membros das Polícias um ofício historiando os assaltos efetuados contra o patrimônio, e discutidas possíveis ações para sanar esse problema. Ficou agendada uma visita da equipe, acompanhada do Secretário Kleber Lima, à Casa Barão de Melgaço, a fim de diagnosticar a atual situação e prognosticar ações futuras.

Na ocasião dessa visita, iremos apresentar o raríssimo acervo acumulado, organizado e parte digitalizada dos arquivos pessoais dos intelectuais que contribuíram para a cultura de Mato Grosso. São quadros pintados a óleo, diplomas, medalhas, fotografias, correspondências, originais de obras, documentos pessoais, recortes de jornal e muitas outras peças que pertenceram a personalidades ligadas à cultura mato-grossense, cujo acervo foi doado ao Arquivo da Basa Barão de Melgaço, a saber: das Famílias Mendonça (Estevão e Rubens), da Família Rodrigues (Firmo e Dunga), de Ramiro Noronha (SPI), de Ubaldo Monteiro da Silva, de Newton Alfredo Aguiar, de Amidicis Tocantins, Corsíndio Monteiro da Silva, de João Alberto Novis Gomes Monteiro e muitos outros construtores da cultura de Mato Grosso e que contribuíram na construção do IHGMT ou à AML.

Ao final da reunião, entregamos ao Secretário o Projeto comemorativo do Centenário do IHGMT, a ser comemorado no dia 8 de abril de 2019, o qual inclui a publicação de um Álbum Histórico da Instituição ao longo do percurso de 100 anos, com destaque para as Atas e Discursos fundadores, relação dos presidentes (biografia e foto), das Mesas Diretoras (1919-2018), Nominata atual, Índice da Revista do IHGMT (1919-2018), das Publicações Avulsas, assim como momentos significativos que marcaram a trajetória institucional. Além do Álbum, o IHGMT pretende mandar confeccionar medalhas a serem outorgadas pelo Governador do Estado às pessoas físicas e jurídicas que colaboraram com a entidade, uma vez que os governadores são sempre os Presidentes Honorários do IHGMT.

A visita à Secretaria de Estado de Cultura por sua elegância e pertinência, selou um relacionamento duradouro e baseado no apoio mútuo, visto ter oportunizado alinhavar algumas ações conjuntas e imediatas. Os membros da Casa Barão de Melgaço – IHGMT e AML – agradecem a recepção do Secretário Kleber Lima e equipe, esperando manter uma sinergia permanente com a SEC-MT, espaço aberto para muitas possibilidades e troca de saberes.

* Elizabeth Madureira Siqueira, Presidente do IHGMT e Curadora da Casa Barão de Melgaço

Share Button

Admin

Este perfil publica Releases e material Da Assessoria

Você pode gostar...