Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-grossense de Letras, passa por vistoria e será entregue no dia 15

As presidentas da Academia Mato-grossense de Letras, Marília Beatriz, e do Instituto Histórico e Geográfico, Elizabeth Madureira, participam da vistoria à Casa Barão de Melgaço realizada no último dia 23 pela prefeitura de Cuiabá 

Da Assessoria | A prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Cultura Esporte e Turismo e de Planejamento, realizou visita de vistoria na Casa Barão de Melgaço, juntamente com as presidentas da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Marília Beatriz  de Figueiredo Leite, e do Instituto Histórico e Geográfico, Elizabeth Madureira Siqueira, para deliberar pontos estruturais sobre a cerimônia de reinauguração da Casa no dia 15 de abril, dentro da programação do aniversario de Cuiabá.

A vistoria começou com um “check list” idealizado pelas dirigentes em todas as dependências, que receberam a reforma dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas.

O secretario-adjunto, Junior Leite reitera que foi possível, observar todos os pontos reformados, sejam eles internos ou externos, e que estão em conformidade com o contrato. Disse ainda, que essa ação serviu para reforçar, o quanto a gestão atual valoriza e respeita o patrimônio histórico e cultural da cidade.

“É uma alegria para a Secretaria de Cultura e para o Prefeito Emanuel Pinheiro, participar de um processo tão emblemático e significativo para Cuiabá. A Casa Barão é um local de extrema referência para o Centro Histórico. Por isso, com o resultado da inspeção já conseguimos marcar a data de entrega, que será dentro das comemorações de aniversário da cidade”, ressaltou o adjunto.

A presidente da AML, Marília Beatriz relatou que a casa volta em um momento de grande produção literária para Mato Grosso, destacando alguns nomes de escritores-imortais da academia que estão com obras recém-lançadas como, Benedito Dorileo, José Carrara, Dona Nilza Queiroz, Cristina Campos, entre outros membros.

“Estou quase no final de minha gestão diante e eu estava muito preocupada em não poder realizar nenhuma atividade dentro dela. Mas estou muito satisfeita com o tratamento humanizado e cidadão dado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. E pretendo ainda fazer muitas coisas, e a primeira delas será esta cerimonia festiva de reabertura da Casa. Que é o retorno do filho a Casa do pai, e o nosso pai é o Barão de Melgaço”, consagrou a presidenta.

O secretário de Planejamento, Zito Adrien ainda pontuou que todos os demais patrimônios pertencentes ao “PAC  Cidades Histórias”, os contratos e obras, estão sendo revisados. Além disso, estão sendo realizadas visitas técnicas de prevenção, para que não exista nenhuma surpresa, com relação a execução e para que não haja o atrasos na entrega do patrimônio.

“Estamos trabalhando em parceira à secretaria de Cultura, para que tenhamos sucesso na realização do programa, pois somos responsáveis pelos convênios e vamos tratar com muita sobriedade para que Cuiabá tenha em um prazo curto de tempo, se não todas, a maioria dos casarões restaurados, ” frisou o secretario

Share Button