Colégio CIN recebe título de conselho da Unesco por excelência em educação integral

O Colégio Isaac Newton (CIN), considerado exemplo em excelência da América Latina é uma escola voltada para a formação integral do ser humano, título outorgado pelo Conselho Ibero Americano em Honra à Qualidade Educacional. Esse Conselho é integrado por 22 países, incluindo Portugal e Espanha, e está vinculado a Unesco, conforme explica o superintende da instituição, professor Francisco Carlos de Oliveira. Esse reconhecimento se deve a proposta pedagógica adotado pelo CIN, uma proposta inovadora que está sendo adotado pelo conselho da Unesco com vistas a reformar a educação na América Latina.

A proposta pedagógica do CIN trabalha o ser humano como um todo, abrangendo quatro aspectos fundamentais que são: o desenvolvimento intelectual, o físico, psico-emocional e o espiritual. Essa formação visa que o jovem possa obter sucesso em seus empreendimentos e, principalmente, maior probalidade de ser feliz. A formação espiritual tem como foco a filosofia social pragmática, ou seja os alunos do CIN entram em contato com a realidade social e interagem com essa realidade. Nesse contato são sensibilizados concretamente e acontecem mudanças que promovem ações de fraternidade e solidariedade. Esse ser humano, preparado de forma integral, vai mudar o mundo.

Essa formação espiritual se dá a partir do sexto ano do ensino fundamental, quando os alunos são convidados a, por exemplo, visitar o lar das crianças abandonadas. Esses mesmos alunos, quando no 7º ano, voltam a ter contato com a realidade dos idosos sem famílias que vivem no Abrigo dos Velhos, na sucessão, no ano seguinte, visitam hospitais: Hospital do Câncer, Casa da Mãe Joana; e finalmente no último ano do ensino fundamental visitam famílias em bairros periféricos. Assim quando chegam ao ensino médio já estão com essa bagagem de solidariedade arraigada na pessoa.

A formação psico-emocional, que é o gerador de comportamento, tem como foco desenvolver com sucesso a capacidade do aluno ações, em contextos diversos, nas quais são exigidas liderança, comunicação e relacionamento interpessoal, persistência e humildade (entre outras) para formar pessoas emprendedoras, líderes capazes de mudar a realidade de uma sociedade.

Essa pedagogia voltada para a formação integral do ser humano, reconhecido internacionalmente, só é possível acontecer com um modelo de gestão, no qual os diversos deparmentos atuam de forma sistêmica e sincronizada, de modo a posibilitar que o aluno se desenvolva nos quantro pontos elencados. Como exemplo, o professor Francisco Carlos cita os deparmentos Academia de Artes e Academia de Esportes, ambos com 10 modalidades, que possibilitam os alunos a desenvolver-se nos aspectos físico e psico-emocional. Um aluno que pratica um esporte coletivo, vôlei, além da formação física, estará também competindo, se relacionando socialmente, liderando.

A Escola de Pais, outro deparmento dentro da estrutura do CIN, busca trazer o pai para dentro da escola, para se capacitarem na formação dos filhos. São palestras workshoping com esse propósito de interação do pai na formação do filho.

Os resultados dessa pegagocia estão aí, segundo o professor Francisco Carlos, nos resultados dos vestibulares. No curso de Medicina, da UFMT – atualmente um dos melhores do país e alto índice de competição, o CIN teve 13 aprovados, sendo que três diretamente do 3º ano do ensino médio.

Otimismo – O superintendente do Colégio Isaac Newton é um homem otimista, que acredita na transformação do homem e, mais ainda, na transformação da sociedade através do homem reformado por uma educação integral. Ele torce que a Educação, com E maiúsculo, seja a prioridade de fato dos nossos governantes, para que o Brasil, através da educação, consiga se colocar na posição de destaque que merece estar no cenário internacional.

<>< Essa matéria foi produzida a pedido para ser publicada na revista Inovar, de vida efêmera… Para não

Share Button