Coral UFMT, no encerramento da temporada, canta The Beatles

Depois de cantar o repertório de Chico, o nosso Chico Buarque, o Coral da UFMT agora se internacionaliza e irá canta os Beatles, em duas apresentações no Teatro da UFMT, para fechar com chave de ouro a temporada e em comemoração aos 46 anos de fundação da Universidade Federal de Mato Grosso. De hoje até o dia 10, dia da primeira apresentação, faltam apenas 7 dias, que serão exaustivos – segundo o que nos chega – por conta dos diversos ensaios cênicos e técnicos.

Os cerca de 50 componentes se reúnem praticamente todos os dias, a partir das 17 horas, conhecido também como as cinco da tarde, com a diretora artística e maestrina Dorit Kolling para repassar canções, marcações, coreografias.

Para esta apresentação, em especial, o coral contou com a colaboração especial do preparador cênico argentino Reynaldo Puebla, considerado um dos maiores especialistas em direção cênica para corais, além da assistência da cantora e produtora paulistana Ana Abe. Os profissionais passaram dez dias em Cuiabá ensaiando e preparando os coralistas para o espetáculo.

A maestrina Dorit revela que o repertório do concerto “Coral UFMT Canta Beatles” é composto por 17 canções e inclui participações especiais, iluminação e figurino, que ajudarão a contar um pouco da história dos meninos de Liverpool. Segundo ela, serão interpretados clássicos como ‘Hey Jude’, ‘Let it Be’, ‘Hello Goodbye’, ‘Here comes the sun’, ‘Michelle’, ‘Can´t buy me love’, ‘Yesterday’, ‘Yellow Submarine’, entre outros.

“A escolha do grupo se deve à riqueza musical e artísticas deles, e também pela possibilidade de arranjos vocais inigualáveis”.

Uma banda formada pelos jovens músicos Ricardo Kalan Schwarz, baterista e percussionista, Augusto Krebs, violonista clássico, Nelson Cunha, baixista, e Rodrigo Cavalcante, pianista e tecladista, vai acompanhar os coralistas.

Relembrando: o Coral da Universidade Federal de Mato Grosso desenvolve, há 36 anos, um trabalho musical voltado aos estudantes de diversos cursos da universidade, professores, servidores e comunidade em geral.

O repertório é variado e abrange a música erudita, popular, folclórica, sacra e regional, além de peças sinfônicas. Desde que foi criado, em 29 de abril de 1980 pelo então reitor Gabriel Novis Neves e vice-reitor Benedito Pedro Dorileo, o grupo já realizou concertos no Uruguai, no Paraguai e na Argentina. No Brasil foram centenas de apresentações por Mato Grosso e outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Coral da UFMT está sob a supervisão de Naíse Santana, tendo como preparador vocal André Vilani. O grupo que já teve como regentes o maestro Peter Ens e Vilson Gavaldão de Oliveira está, desde agosto de 1989, sob direção artística e regência da maestrina Dorit Kolling.

Serviço:

Coral UFMT Canta Beatles
Dias 10 e 11 de dezembro, às 20 horas
Teatro UFMT
Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis. Local para a troca será divulgado nos próximos dias.

Share Button