De olhos bem fechados, de Kubrick, é atração no Cine Teatro Cuiabá

De olhos bem fechados, de Kubrick, é atração no Cine Teatro CuiabáNicole Kidman e Tom Cruise protagonizam último filme…

Publicado por Enock Cavalcanti Lula da Silva em Terça-feira, 2 de maio de 2017

Nicole Kidman e Tom Cruise protagonizam último filme do cineasta

Abalado com uma fantasia sexual da esposa, médico começa a vagar pelas ruas de Nova York numa noite de eventos inesperados nos quais o sexo e o perigo andam bem próximos em “De olhos bem fechados” (Eyes wide shut, Grã-Bretanha/EUA, 1999, 159 minutos), de Stanley Kubrick, atração dessa terça-feira, 3 de maio, às 19:00, no Cine Teatro Cuiabá. Entrada: R$4,00 (inteira) e R$2,00 (meia). Classificação indicativa: 18 anos.

O filme dá continuidade às atividades da Sessão Encontros com Cinema, projeto realizado pelo Cine Teatro Cuiabá em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência (PROCEV), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Os participantes da Sessão Encontros com Cinema são estimulados a conhecer ou revisitar obras cinematográficas de cineastas prestigiados no circuito autoral e independente. Ao final de cada exibição, é estimulada a conversa sobre o filme entre os presentes.

Entre os meses de março a maio de 2017, o Ciclo Kubrick da Sessão Encontros com Cinema exibe uma seleção de filmes do norte-americano Stanley Kubrick (1928-1999), cineasta reconhecido pelo perfeccionismo no trabalho de composição dos filmes. Os filmes enfeixados no ciclo marcam a fase em que Kubrick conquista liberdade e bastante controle no processo de desenvolvimento, filmagem e montagem de seus filmes, algo raro para um cineasta que trabalhava associado aos estúdios de Hollywood.

Sobre o filme O doutor Bill Hartford leva sua esposa, Alice, para uma festa de Natal no apartamento de um de seus pacientes, Victor. Duas modelos tentam seduzi-lo, o que o leva a discutir com Alice quando ela questiona a fidelidade do marido. Durante a discussão, Alice confessa uma fantasia sexual envolvendo um oficial da marinha. Abalado com a revelação, Bill começa a vagar pelas ruas de Nova York numa noite de eventos inesperados nos quais o sexo e o perigo andam bem próximos.

O último filme de Stanley Kubrick é uma livre adaptação da novela Breve Romance de Sonho, escrita por Arthur Schnitzler em 1926. Kubrick comprou os direitos da novela de Schnitzler na década de 1970, e demorou quase 30 anos para escrever um roteiro que lhe agradava.

“De olhos bem fechados não seria o mesmo filme se outros fossem os atores. Mas Stanley Kubrick elegeu o Casal 20 da época, Tom Cruise e Nicole Kidman, para os papeis centrais. Mais precisamente, para os de um casal mergulhado num momento de beleza e dor, desde que ela, Alice, diz ao marido, o médico Bill Harford, ter sentido desejo sexual por outro homem”. Inácio Araújo. Folha de São Paulo, 27/11/2006.

Share Button