Entrada da Tocha Olímpica emociona público após Silval Barbosa declarar a abertura oficial do evento

A cerimônia de abertura das Olimpiadas Escolares 2012, neste domingo (25.11), no Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins foi um espetáculo que emocionou os presentes principalmente na entrada da tocha olímpica carregada pelo atleta do volei de praia, Alison Cerutti. A entrada da Tocha Olímpica aconteceu após o governador Silval Barbosa, ao final de seu discurso, declarar aberta as Olimpíadas Escolares 2012.

A emoção continuou durante todo o trajeto da tocha no Ginásio Aecim Tocantis. Alison entregou para a ginasta Angélica Kvieczynski, que passou para a boxeadora Adriana Araújo, seguido ao lutador de taekwondo Diogo Silva, e repassou a pentatleta Yane Marques, seguiu o mesa-tenista Hugo Hoyama, depois a canoísta mato-grossense Ana Sátila, caçula da equipe brasileira em Londres 2012, que entregou finalmente a tocha para judoca Sarah Menezes, tricampeã das Olimpíadas Escolares, bicampeã mundial júnior e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012, que acendeu a Pira Olímpica.

O governador Silval Barbosa, pouco antes da abertura, em entrevista a cadeia de rádio mato-grossenses, disse que “sediar um evento dessa magnitude, que recebe mais de quatro mil atletas, é um orgulho”. Essas Olimpiadas Escolares, segundo Silval, é uma preparação para receber a Copa do Mundo em 2014. “Esse evento para nós é muito importante”, enfatizou. Ele agradeceu ainda a confiança do Comitê Olímpico Brasileiro que confiou no Governo de Mato Grosso quando aceitou Cuiabá como sede das Olimpíadas Escolares.

A cerimônia começou com a apresentação de um vídeo produzido pelo COB, no qual mostra as mas diversas modalidades olímpicas. A apresentação do Grupo Folclórico Chalana, de Cáceres, realizou um espetáculo a parte, com danças regionais de todas as regiões brasileiras, fechando num belo bailado do rasqueado de Mato Grosso.

O desfile das delegações de todos os estados participantes e do Reino Unido, como convidada especial, teve a performance da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso. O Hino Nacional foi executado pelas bandas da Polícia Militar de Mato Grosso, do Corpo de Bombeiros-MT e do Exército Brasileiro.

Participaram ainda do dispositivo de abertura dos jogos, o Almirante Afonso Barbosa, no ato representando o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; Edgar Hubner, Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB e Diretor Geral das Olimpíadas Escolares, e o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo.

JOGOS

As Olimpíadas Escolares reúnem até o dia 8 de dezembro mais de quatro mil jovens atletas para a disputa de medalhas em 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). A mais importante competição esportiva estudantil do país reúne representantes de 25 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, uma delegação da cidade anfitriã e o Reino Unido, convidado internacional com 20 atletas em três modalidades.

Nesta segunda-feira (26.11), começam as disputas em seis das 13 modalidades esportivas que compõem a programação das Olimpíadas Escolares 2012. As maiores promessas do esporte brasileiro no atletismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, vôlei de praia (modalidade estreante) e tênis de mesa, entram em cena. (Com assessoria do COB)

Fonte: Secom/MT

Share Button