Exposição São Paulo Mon Amour mostra visão de artistas brasileiros e franceses sobre a megalópole

Elaine Patricia Cruz

A cidade de São Paulo vista por artistas franceses e brasileiros. Essa é a proposta da exposição São Paulo Mon Amour, que começou na terça-feria (13.03) e fica em cartaz até o dia 1º de abril, no Museu Brasileiro de Escultura (Mube), em São Paulo.

“É uma exposição multimídia, de artistas franceses e brasileiros, sobre a cidade de São Paulo, de como eles sentem a cidade e de como vivem em uma megalópole”, explica Renata Junqueira, diretora de Relações Internacionais do Mube.

Segundo ela, a grande maioria dos artistas da exposição é ligada à arte urbana. São nove artistas que apresentam obras que já estiveram expostas em Paris e novos trabalhos produzidos durante residência artística em Montmartre, na França. Nesses trabalhos, os artistas refletem, entre outros temas, sobre a multidão e a solidão.

“[As obras abordam] A sensibilidade e a vivência da cidade, dentro desse caos que vivemos e do que ela desperta em cada um. Às vezes, é a sensação de uma energia pulsante, ou uma euforia, ou uma solidão profunda”, disse Renata. Entre as obras estão fotografias, vídeos, esculturas e pinturas. “[A exposição] É multifacetada e tem um quê de laboratório sensorial também”, definiu a diretora.

A exposição São Paulo Mon Amour também vai promover debates e ciclos de cinema relacionados ao tema. A exposição é gratuita. Mais informações podem ser encontradas no site http://mube.art.br/.

Share Button