Festival Japão Mato Grosso ocorre no Pantanal Shopping no fim de semana

O 2º Festival Japão Mato Grosso ‘Tanabata Matsuri’, uma realização do Governo de Mato Grosso em parceria com Associação Nipo Centro-Oeste do Brasil, será realizado entre a sexta-feira (31.08) e o domingo (02.09), no complexo do estacionamento do Pantanal Shopping, sempre no período da noite, com inúmeras apresentações culturais japonesas e regionais locais, tornado-se um verdadeiro intercâmbio cultural.

O vice-governador Chico Daltro, que abraçou a ideia desde a primeira edição, disse que o “Festival será um show de expressão do intercâmbio cultural entre Mato Grosso e Japão. A população mato-grossense poderá apreciar a cultura japonesa e cuiabana, através da culinária e atrações artísticas. O sucesso do evento em 2011 possibilitou a realização deste 2º Festival do Japão Mato Grosso, fortalecendo a integração e homenageando a colônia japonesa do nosso Estado”.

A programação do festival começa na sexta-feira (31.08), com apresentação da Orquestra Sinfônica UFMT, que irá executar os hinos do Brasil e Japão. Na sequência, depois da cerimônia de abertura com presença de autoridades, acontece a apresentação do Taiko ou “teku”, em dialeto utiná, instrumentos de percussão, uma espécie de tambor, feito artesanalmente de madeira e membranas de couro animal nas duas faces e que é bastante apreciado pela cadência e animação do grupo para músicas e danças.

Depois acontece a apresentação do Kendo, ou quendô, como foi aportuguesado, arte marcial japonesa moderna (gendai budo), desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. Seguindo-se de karaokê , originário do Japão, e hoje é praticado no mundo todo.

Na segunda parte acontecem as apresentações do mágico Edson Iwassaki, a cantora mirim Melissa Kuniyoshi e o cantor Joe Hirata.

Edson Iwassaki é um dos mais prestigiados ilusionistas do Brasil e fará um espetáculo que certamente encantará adultos e crianças, segundo os organizadores. Outra a se apresentar é Melissa Kuniyoshi, cantora de apenas 8 anos de idade que, aos 4 anos de idade participou do primeiro concurso de karaokê e desde então vem chamando a atenção de todos que a ouvem cantar. Joe Hirata, também cantor, já conquistou vários títulos em concursos amadores no Brasil e no Japão: Bi-campeão brasileiro – doyo Campeão brasileiro – Pop Shinsain Tokubetsu sho – NAK Zenkoku Taikai – Tokyo.

No segundo dia de festival acontecerá apresentação de Taiko local, de Lolitas. Segundo os organizadores é a apresentação de um estilo de se vestir, que surgiu no Japão na década de 80. Baseando-se em um vestuário repleto de volumes, mangas fofas, muitos babados, rendas e gola alta, geralmente voltando-se para roupas que lembrem meiguice e fragilidade, exceto por alguns subgêneros, onde as roupas são voltadas mais para o estilo punk. O estilo possui influência da Era Vitoriana, do período Rococó, provenientes da Grã Bretanha.

Outro destaque é o Concurso Cosplay, cujas inscrições poderão feitas no mesmo dia. As regras e critério de avaliação foram feitos para proporcionar um bom andamento do concurso, constam no site do evento: www.festivaldojapaomt.com.br. O concurso Miss Nikkey fecha a programação do segundo dia.

No domingo, a programação abre com a apresentação do Taiko local, segue-se as artes marciais, voltam os convidados, como mágico Edson Ilusionista, Lolitas, entre outros, e encerra com a apresentação do trio Henrique, Claudinho e Pescuma, que vai apresentar o repertório mato-grossense.

O 1º Festival Japão Mato Grosso ‘Tanabata Matsuri’ foi realizado entre os dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2011, na Praça Santos Dumont. Ele teve origem no Japão no século IX e é a maior festividade tradicional japonesa no Brasil, sendo realizado no Bairro Liberdade, em São Paulo, desde 1979. No ano passado, foi a primeira vez que o evento foi realizado fora da capital paulista.

Share Button