Francisco Vuolo apresenta relatório sobre reforma e ampliação do Marechal Rondon na Câmara de Cuiabá

O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, esteve na manhã desta quinta-feira (03.11) na Câmara Municipal de Cuiabá onde apresentou um relatório do andamento das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, atendendo uma solicitação da Comissão Especial de Acompanhamento da Copa do Pantanal. A convocação foi feita pelo vereador pastor Washington, vice-presidente da Comissão.

Francisco Vuolo agradeceu a oportunidade e destacou que é desejo do governador Silval Barbosa dar maior transparência da gestão em especial ao processo que envolva as obras com vistas para a Copa do Mundo 2014. “Essa prestação de contas é de extrema importância para todo o Governo”, frisou.

Vuolo em sua explanação explicou que as obras estão divididas em duas etapas. A primeira delas está em fase de conclusão, que é a construção do MOP (módulo operacional) e deverá ser inaugurado ainda este mês, no dia 15. O secretário destacou que a construção do MOP só foi possível por conta da ação do Governo de Mato Grosso que assinou um convênio com a Infraero para dar celeridade ao processo e possibilitar que a obra seja entregue antes até do prazo estipulado, que era dezembro de 2011.

A obra, fase de construção da ampliação, a Infraero está finalizando o projeto básico e o Governo de Mato Grosso – conforme o convênio a ser assinado – vai poder licitar a obra, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), que vai garantir que a obra estará concluída até dezembro de 2013, conforme a matriz de responsabilidade assinada com a Fifa.

Francisco Vuolo destacou que o Marechal Rondon atualmente tem capacidade estimada para 1,75 milhão de passageiros, porém recebe 2,3 milhões de passageiros/ano. Com o MOP essa capacidade passará para 2,4 milhões. Ao final da conclusão das obras de reforma e ampliação, em dezembro de 2013, a capacidade será de 5,4 milhões de passageiros/ano.

Vuolo destacou o empenho e a vontade política do governador Silval Barbosa, junto com a bancada federal, em Brasília. Mato Grosso é o único Estado que obteve autorização do Governo Federal para realizar a licitação e as obras, estimadas em R$ 87,5 milhões, podendo ser aditivadas para R$ 91 milhões, se incluir a área de segurança.

Francisco Vuolo anunciou, também, para o começo de 2012, o início das obras de adequações viárias nas Avenidas Ponce de Arruda, Arthur Bernardes e Filinto Müller, em Várzea Grande, nas imediações do aeroporto. O destaque está para a diferença de nível entre a rotatória para veículos e o elevado para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Fonte: Secom-MT

João Bosquo

João Bosquo, poeta e jornalista, editor deste blogue NAMARRA.COM.BR
nas redes sociais: @joaobosquo

Você pode gostar...