Governador em exercício Chico Daltro assiste à missa solene a São Benedito

A missa de encerramento dos festejos de São Benedito 2011 foi realizada sob a fina garoa da madrugada deste domingo (03.07) contou com a presença – segundo estimativa – de mais de duas mil pessoas. O governador em exercício Francisto Daltro também esteve entre os fiéis. A missa de solenidade – aconteceu do lado de fora da igreja, no palco montado na rua paralela a igreja, cujo tema principal foi “Festejar São Benedito é louvar e agradecer a Deus pela vida e pela natureza”.

O governador em exercício Chico Daltro ressaltou que a Festa de São Benedito é uma festa tradicional dentro da igreja católica e é uma das maiores profissões de fé do povo cuiabano e mato-grossense. “Aqui em Cuiabá, a Festa de São Benedito toca o sentimento cuiabano e oferece para todos os brasileiros uma demonstranção de sua religiosidade, além de ser uma marca cultural religiosa”, destacou. Daltro lembrou ainda que todos os governos sempre foram parceiros da Festa de São Benedido e o do governo Silval Barbosa/Chico Daltro não iria ser diferentes. “O governador Silval Barbosa e toda equipe de Governo estão apoiando essa manifestação”.

O padre Hildo Inácio, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito, destaca que a cidade de Cuiabá surgiu no entorno da Igreja do Rosário e mais tardes os devotos do santo preto construíram a capela de São Benedito. “A cidade começou a se desenvolver em torno deste centro de religiosidade. Daí a importância da festa, que está – a bons anos – incluída no calendário da cultura e da fé do povo cuiabano”, disse.

Padre Hildo diz que a festa de São Benedito atualmente ultrapassou as dimensões da cidade e vem povos de todos os lugares do País para assister a essa manifestação. Hildo diz que São Benedito atrai muitos fiéis porque foi um santo muito simples e muito milagroso.

Os festejos deste ano teve como rei, Tiago Viana de Arruda, que em sua fala de agradecimento – bastante emocionado – destacou a participação de todos que estiveram envolvidos na realização do evento.

Fonte: Secom-MT

João Bosquo

João Bosquo, poeta e jornalista, editor deste blogue NAMARRA.COM.BR
nas redes sociais: @joaobosquo

Você pode gostar...