Governo de Mato Grosso e Caixa entregam 499 casas em Cuiabá

O governador Silval Barbosa participou, na manhã desta segunda-feira (29.08), da entrega das 499 casas da primeira etapa do núcleo habitacional “Nova Canaã”, na região Norte de Cuiabá. O governador esteve acompanhado do superintendente da Caixa Econômica Federal, Carlos Roberto Pereira, no ato representando o Governo Federal. Duzentas e cinquenta casas foram do Programa Minha Casa Minha Vida e 249 para as famílias que residem em áreas de risco ou vulnerabilidade social.

Silval Barbosa destacou a parceria “forte com o Governo Federal” que – somando as casas entregues, as em construção e as que esperam a ordem de serviço – chega perto de 20 mil unidades. “Serão 20 mil sonhos realizados”. Até o final deste ano o Governo de Mato Grosso e a Caixa Federal devem entregar 10 mil casas. “A Caixa vem desempenhando um papel social muito importante em nosso Estado”, destacou Silval Barbosa ao ressaltar ainda que somente por meio da parceria – que inclui as prefeituras municipais -, “todos trabalhando juntos vai se conseguir diminuir o déficit habitacional que ainda temos em nosso Estado”.

O superintendente da Caixa Federal em Mato Grosso, Carlos Roberto Pereira, disse que as mensalidades giram em torno de R$ 50 a R$ 160, para famílias com renda de zero a três salários mínimos, por contar com recursos do FGTS, do Orçamento da União, do Governo do Estado e da Prefeitura. “Esse esforço para proporcionar mais dignidade às famílias e condições de pagarem as mensalidades e, assim, prover as grandes demandas por habitação”, disse.

O secretário das Cidades, Nico Baracat, disse que, além das 499 casas da primeira etapa, serão entregues mais 500 unidades da segunda etapa. Essa entrega está dependendo apenas dos cadastros na Caixa Economica. Na sua fala o secretário exaltou os novos inquilinos a não comercializarem os seus imóveis, pois todos agora fazem parte do Cadastro Único implantado pelo Governo Federal.

As novas casas estão construídas em terrenos de 200 m² e contam com toda infraestrutura de rede de água, esgoto e asfalto. O núcleo conta com quadra poliesportiva e prédio para o centro comunitário, destacado pelo presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro, Édio Martins.

Estiveram presentes os secretários Francisco Vuolo (Selit), Cel. Antônio Moraes (chefe da Casa Militar), Yenês Magalhães (Agecopa) e João Emanuel (secretário municipal de Habitação de Cuiabá), no ato representando o prefeito Francisco Galindo, e empresários da construtora Lumen, que atendendo a uma sugestão do governador, entregaram uma casa mobiliada, entregue a futura moradora Anna Íraca Veiga.

Fonte: Secom/MT

Share Button