Guimarães Rocha, escritor sul-mato-grossense, lança livro em três municípios de Mato Grosso

O acadêmico, poeta, escritor, professor, fomentador cultural e historiador Guimarães Rocha lança em Cuiabá, no próximo dia 15 de dezembro, às 20h na Livraria Janina do Pantanal Shopping, a segunda edição, revista e atualizada, do livro Coronel Adib – A História (Life Editora). A obra será lançada também em Rondonópolis (dia 14) e Cáceres (dia 16).

O lançamento é uma promoção do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso – Oriente de Mato Grosso, promoção do seu Grã-Mestre do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, Antônio Francisco dos Passos com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e Associação dos Oficiais; Grande Oriente de Mato Grosso do Sul; Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul e Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Vale ressaltar que toda venda será destinada para a Maçonaria de cada oriente que fará a doação para uma instituição de caridade escolhida pelas lojas do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso.

Para o protagonista, Coronel Adib, entregar estes livros à sociedade mato-grossense soa como tributo à sua terra natal, bem como o amor e o carinho pela sua gente. Em Cuiabá ele cursou a Academia de Oficiais da PM de Mato Grosso.

Guimarães Rocha é autor de outros livros e do projeto A Arte de Ler e Escrever, realizado em 20 municípios sul-mato-grossenses, que convida à leitura e incentiva o hábito da escrita.

Segundo Fadel Tajher Yunes, fundador da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, “ler sobre as histórias ocorridas no estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sempre é uma viagem no tempo e a um passado que está presente a todo instante. Certamente servirá muito mais as novas gerações valorosos conhecimentos do passado histórico”.

Para o jornalista Gutemberg Honorato de Moura, “esta obra joga luz viva, reanimando memórias a respeito de Adib Massad, uma referência policial do país”.

A apresentação é da professora Enilda Mougenot Pires e prefácio do presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Reginaldo Alves de Araújo.

Para o professor, escritor, poeta e jornalista Adelaido dos Anjos, pela visão aguçada e histórica de Guimarães Rocha, o livro não se trata apenas de uma simples obra biográfica. “Coronel Adib não foi um homem de palavras apenas, mas um profissional de fatos eficazes. Guimarães Rocha, com maestria e desenvoltura, não se restringiu em somente traçar um perfil, pois em se fazendo tão-só isto, seria sombrear o protagonista do seu livro, mas o apresenta com toda a compostura, autenticidade e o ser digno de um livro.

O autor Guimarães Rocha é formado em Letras pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), hoje UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), e pós-graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Fundamentos da Educação, Concentração Filosófica. Possui 23 livros publicados. Lançou o CD Encanto, com direção musical de Vandi Barreto. Fundou em 1985 a União Brasileira de Escritores (UBE/MS), da qual foi presidente. É membro das academias: Sul-Mato-Grossense de Letras; Academia Maçônica de Letras e Academia de Literatura e Estudos de Corumbá/MS. É professor de literatura com experiência de mais de 18 anos em sala de aula. (Da Assessoria)

Share Button