Jacy Proença lança cartilha ‘Conhecendo Cuiabá’ em Aracaju

A cartilha “Conhecendo Cuiabá – Na ótica da População Negra-Indígena”, da professora Jacy Proença, com ilustração de Ricardo Leite de Almeida, será lançado nesta sexta-feira (10.06), na cidade de Aracajú (SE), e na segunda-feira o livro será lançado na comunidade Quilombo Mocambo, também em Sergipe. O lançamento em Aracaju deve acontecer na Assembleia Legislativa.

Jacy Proença viaja a convite do movimento negro sergipano para mostrar essa obra que conta a história da formação histórica de Cuiabá, de uma forma lúdica, na ótica da população negra e indígena.

Segundo Jacy Proença, contar a historia de Cuiabá de forma lúdica ajudará a atingir outros públicos. “É preciso conhecer a história de formação de uma cidade, mas o mais importante é levar em consideração a tolerância. Não podemos falar de democracia sem que nós tenhamos tolerância com aqueles que são diferentes”, disse.

A professora Jacy Proença diz que o lançamento da cartilha em outros estados tem como objetivo, primeiro, disponibilizar material para atender a Lei 10.639, que regulamenta o ensino da história dos povos africanos e dos afrobrasileiros, já que é uma lei recente e, o segundo objetivo, é o de levar o nome de Cuiabá, mostrar o potencial do município que será cidade-sede da Copa do Mundo 2014.

Em todos os lançamentos, a professora Jacy Proença faz questão de apresentar um DVD produzido pela Agência de Execução dos Projetos da Copa (Agecopa) que mostra a nossa cidade. O Governo do Estado também apoia com aquisição de exemplares.

O livro já foi lançado no Peru – durante o Carnaval Internacional “Integrando Culturas”, realizado no período de 06 e 27 de março, em Tacna. No último dia 18 de maio, o lançamento aconteceu na Biblioteca do Senado Federal; e em breve será lançado também em Cuiabá.

Fonte: Secom/MT

Share Button

João Bosquo

João Bosquo, poeta e jornalista, editor deste blogue NAMARRA.COM.BR nas redes sociais: @joaobosquo

Você pode gostar...