1

Jornalista Lucas Rodrigues lança os contos de “Pirotecnia”, hoje no Sesc Arsenal

O livro reúne uma série de contos em linguagem quotidiana com humor e sarcasmo

Gostaria de ter uma maquininha de calcular, neste exato momento, para saber quantos lançamentos de livros de novos escritores foram realizados recentemente em Mato Grosso. Realmente não sei dizer quantos, mas passam de dezenas e mais dezenas. Livros de ficção que vem enriquecer o mundo literário. Alia-se a esse dado extraordinário o fato que a grande maioria desses novos livros é obras de jovens, isso mesmo, jovens escritores, talentos natos, outros amadurecidos paralelamente à profissão de jornalista, como é o caso de Lucas Rodrigues, que autografa na noite desta terça-feira, 8, o livro “Pirotecnia”, edição da Carlini & Caniato.

Antes mesmo de falarmos aqui do novo livro que chega na praça, vamos abrir um parênteses para o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas editoras mato-grossenses, em especial a Carlini & Caniato que nos últimos anos vem tendo uma participação ativa no mercado editorial local. Lembrando que ano passado editou praticamente todos os livros vencedores do primeiro Prêmio MT Literatura, do Governo do Estado.

O livro, segundo o release, é uma reunião de contos que tratam com humor e escracho temas do cotidiano, tanto nas narrativas sérias quanto nas mais “lights”, o humor está sempre presente por meio do sarcasmo e da ironia – nem sempre tão fina.

O autor acredita que “todos vão se identificar com os textos, já que a linguagem utilizada na obra é simples e acessível, tornando a leitura leve e divertida, já que boa parte dos contos é baseada no dia a dia, em situações comuns que todo mundo passa”.

A crítica em tom ácido é marca registrada de Lucas em suas postagens nas redes sociais, e não será diferente no livro. “Daí veio o nome Pirotecnia, que é usar o fogo para entreter. As palavras, assim como o fogo, também transformam, destroem, entretém, e alteram o estado das coisas”, declara o jornalista.

Falar em rede social, na página do evento no Facebook, Lucas Rodrigues escreve que “acho muito fácil divulgar em letras garrafais que o lançamento do livro Pirotecnia vai ser DIA 8, ÀS 19H, NO SESC ARSENAL, quando tem um release falando sobre a obra ou sobre o evento. Quero ver fazer o mesmo sem apresentar nada de novo, aí eu quero se ver se esse escritor vai ter a cara de pau de ter a mesma atitude”. Ninguém teria atitude nenhuma, nem – não tenho certeza – o jornalismo de release.

Mas, sempre um mas para nos ajudar, em uma entrevista bacana, ao jornalista Luiz Marchetti, do Circuito MT, Lucas Rodrigues – fazendo um apanhado do quadro geral da cultura regional – analisou que “tem fome de mais participação popular na Cultura do Estado. Isso em todas as formas de arte, seja na pintura, no teatro, na dança, na literatura. Creio que falta mais incentivo do Poder Público em democratizar a cultura para os menos privilegiados e, principalmente, em criar uma educação voltada para a Cultura, capacitando os artistas desde cedo e fomentando o desejo de consumir a arte em geral. Ainda estamos muito elitizados. A Cultura ainda não está chegando como deveria às classes mais baixas. Muitas vezes não por falta de dinheiro, mas por má gestão e falta de sensibilidade”. Importante saber disso que o jovem escritor está antenado com os desafios culturais que perpassam o nosso dia a dia.

A orelha do novo livro de Lucas Rodrigues é assinada pelo escritor e membro da Academia Mato-grossense de Letras Eduardo Mahon, que descreveu o livro como “sem regras, sem vergonha, imoral, anormal, antinômico, quase manicomial”.

A arte da capa do livro foi executada pelo artista plástico, publicitário e radialista Luiz Gustavo Mocellin Mafaciolli, que também é amigo pessoal do autor. Lucas considera a ilustração um resumo do livro e a descreve como “doida, detalhista, psicodélica, divertida e cheia de vida”.

Recapitulando: o lançamento e noite de autógrafo será hoje no Sesc Arsenal. Endereço: Rua Treze de Junho, no bairro do Porto, proximidades do estádio Dutrinha, a partir das 19 horas.

Share Button

One Comment

  1. Tenho acompanhado seus comentários. São um convite à leitura. Vamos torcer pela circulação!

Comments are closed.