Lançamentos de “Contos Estranhos” transformam-se em bonde e agita Mato Grosso

Além do autor, Eduardo Mahon, participam dos eventos Ivens Scaff, Olga Castrillon, Cristina Campos e Marli Walker

Entre uma cidade e outra, parada em Jangada para saborear uns pastéis

Por João Bosquo | O escritor Eduardo Mahon não para de nos surpreender. Além da intensa produção literária nos últimos anos, aliado às atividades de intelectual e ativista cultural – seja como presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Mahon agita meio Mato Grosso com o superlançamento de seu último livro “Contos Estranhos”, uma edição bilíngue de contos e uma novela (agora posso escrever novela), conforme foi noticiado aqui neste Namarra e no DC Ilustrado em março deste ano.

Lembrando a recente produção de Eduardo Mahon: “Nevralgias”, 2013; “Doutor Funéreo e outros contos de morte”, de 2014, “O Cambista” (2015), Trilogia da Palavra, composta pelos livros “Meia Palavra Vasta”, “Palavra de Amolar” e “Palavrazia”, poesia, lançados ano passado, embora o expediente registre 2014, “O fantástico encontro de Paul Zimmermann”, de 2016, cujos lançamentos – no geral – foram divulgados aqui – e agora este “Contos Estanhos”…

O lançamento se iniciou por Campo Grande, MS, na sede do Instituto Histórico do Mato Grosso do Sul, sob a coordenação do escritor Rubênio Marcelo, poeta, escritor e advogado, membro e secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Rubenio Marcelo diz em texto (leia na página E3A) que “o lançamento deste ‘Contos Estranhos” foi deveras prestigiado e aplaudido pela comunidade literária estadual e o público em geral – a crítica especializada e a imprensa também destacaram a obra”. Sobre Mahon ele diz que é um “cavaleiro andante da arte literária, um dos nomes significativos da nossa literatura contemporânea, de raciocínio pleno e labor criativo original, estilo inovador e sugestivo”.

Mahon nos narra: “Depois de Campo Grande – conforme estava na programação, fomos a Portugal, em maio, participando do Congresso Internacional de Conto, no distrito de Aveiro, com lançamento na Biblioteca Nacional de Lisboa”. Depois desses dois lançamentos ‘individuais’, os demais lançamentos ganharam uma nova cara e feição coletiva com participação dos escritores Ivens Cuiabano Scaff, Olga Maria Castrillon-Mendes, Cristina Campos e Marli Walker e o que seria uma atividade individual virou (vamos evitar a palavra transformação) um coletivo, um bonde, o bonde do Mahon.

Olga Maria Castrillon-Mendes, professora da Unemat e membro da AML, diz que a experiência dos lançamentos coletivos “capitaneada pelo escritor Eduardo Mahon, os três últimos encontros reuniram, em Cáceres, Sinop e Tangará da Serra, centenas de alunos da graduação e da pós-graduação em Estudos Literários, além da comunidade escolar. Pelos positivos resultados, poderá se transformar num Programa Itinerante de Difusão da Literatura Local, a partir da força do coletivo emanada das Instituições”.

O poeta Ivens Cuiabano Scaff, que recentemente lançou o livro “Asas de Ícaro”, diz que foi convidado pelos professores da Unemat a participar dessa empreitada e esteve em Cáceres, Sinop, Pontes e Lacerda e também na FLIC de Chapada de Guimarães.

Ivens destaca três aspectos: “O primeiro é a troca, a conversa com os professores. Segundo o contato com os alunos de pós-graduação que estudam a literatura feita em Mato Grosso e, em terceiro, o contato com os estudantes de Letras. A distribuição dos livros que é uma etapa importante também fica contemplada além do carinho com que somos recebidos”.

Essa maratona de lançamentos irá se encerrar com lançamentos no dia primeiro de agosto em Cuiabá, no Cine Teatro Cuiabá, e para fechar a agenda, dia 12 de setembro, em São Paulo, na Livraria Cultura, da Av. Paulista. Viva a literatura mato-grossense.

Leia também:
Eduardo Mahon – cavaleiro andante da literatura, por Rubenio Marcelo

Letras na Estrada – por Olga Maria Castrillon-Mendes

Share Button

João Bosquo

João Bosquo, poeta e jornalista, editor deste blogue NAMARRA.COM.BR nas redes sociais: @joaobosquo

Você pode gostar...