Linha A03, Wantuil de Freitas, retorna por conta da eleição

Que excelente noticia que me chega pela minha caixa postal: “Linhas do transporte coletivo passam por modificações”, diz o título da matéria.

A informação é que “A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano – SMTU informa que buscando oferecer mais conforto e praticidade para o usuário do transporte coletivo, algumas linhas sofrerão modificações a partir de segunda-feira (28).
101-Coophamil/Centro – Redução do tempo de viagem
204-Alvorada/Centro – Redução do tempo de viagem
309-1° de Março/Centro – Mesmo tempo de espera para lotação e ônibus
A05-Alimentadora Term.CPAI/Aroeiras(via Serra Dourada) – Linha não mais passará pelo Wantuil de Freitas(demanda pequena será atendida pela A03)
A03-Alimentadora Term.CPAI/Wantuil de Freitas(via Ouro Fino) – Atendimento ao Ouro Fino e a instituição Wantuil de Freitas” Fecham aspas.

Desde a extinção da linha A03, em janeiro deste ano, o presidente da Associação de Moradores do Nova Conquista, o valoroso Nilson Souza Leal, vem lutando pelo restabelecimento da mesma. Não conseguia, apesar das diversas cartas de pedidos, abaixo-assinados, faixas na sede da associação cobrando do secretário de Transportes vereador Edivá Alves.

Edivá, todas às vezes alegava que os estudos indicava que a linha A03 tinha pouca demanda. Essa insignificante demanda, na visão do secretário Edivá, eram alunos do Educandário Maria Nazaré, que moram no trecho da Av. “J”,entre o bairro Ouro Fino e Av. Jonas Pinheiro. Os alunos – coitados – precisavam pegar o ônibus 302 até o termino do CPA I e de lá embarcar no A08, que passa (ou passava no comunicado não diz nada a respeito) ao Wantuil de Freitas. Um tempo enorme, mesmo para crianças. Quanto aos moradores da mesma Av. “J”, no trecho entre a Av. Jonas Pinheiro até a Av. Auta de Souza, ficaram sem nenhum tipo de condução.

Pois bem, foram seis meses de luta do valoroso Nilson Leal, sem que o Edivá ao menos desse uma vaga menção que iria atender. Estava irredutível, as empresas estavam tendo prejuízo, segundo ele.

Eis, porém, que veio a CAMPANHA ELEITORAL, esse maravilhoso instrumento democrático. Algum candidato, não sei quem, também não vou procurar saber, esteve no bairro e sentiu que uma das mágoas dos moradores circunvizinhos da Av. J era com o fim da linha A03. O que aconteceu? Aconteceu que o secretário de Transportes se sensibilizou-se e agora anuncia o retorno do linha, e com isso angariar votos para o seu candidato ao governo. Segundo Nilson Leal, é muito difícil, pois o secretário demonstrou um desprezo muito grande com os moradores e com os alunos do Educandário Maria Nazaré.

Cada vez mais me convenço que o ideal seria o parlamentarismo, com eleições de dois em dois anos. Um para renovar um terço dos parlamentares e dois anos depois para renovar outros dois terços; assim os políticos, quando no executivo, teriam mais sensibilidade. Né?

Share Button