Mato Grosso realiza cursos de qualificação na área de Segurança Pública visando a Copa do Mundo

O vice-governador Chico Daltro participou nesta quinta-feira (04.04) do lançamento de uma série de cursos que serão realizados, pelo governo do Estado em parceria com o Ministério da Justiça, com vistas a Copa do Mundo 2014 em Cuiabá. A solenidade de lançamento foi no Salão Nobre Secretário Cloves Vettorato do Palácio Paiaguás

Chico Daltro disse que esta é uma das ações mais importantes conquistadas com a realização da Copa do Mundo. Vai qualificar pessoas que vão prestar serviços junto ao público. Daltro destaca que o trabalho na qualificação já vem há mais de ano e o resultado é o início dos 22 cursos de capacitação e qualificação na área de segurança pública.

“A determinação de bem preparar todos aqueles que vão trabalhar na execução deste grande evento, que é a Copa do Mundo, é do governador Silval Barbosa”, destacou.

O diretor de Projetos Especiais, da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, Mauro Mendonça, ressaltou que os cursos são da maior importância, pois além de qualificar e capacitar, tem um objetivo maior que o de proporcionar uma “festa” segura e pacífica para todos os participantes, como é desejo da Fifa.

O secretário de Segurança do Estado de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, disse que “aqui no Estado serão realizados 22 cursos – assim como em todas as capitais que receberão jogos da Copa do Mundo – e aqui serão qualificados mais de 2.500 profissionais, que além de atender a Copa do Mundo estarão capacitados para atender a a comunidade e sociedade mato-grossense, após a Copa”.

Os cursos abrangerão áreas de Operações de emergência e resgate; Combate a exploração sexual, tráfico de pessoas e riscos associados ao turismo; gerenciamento de crises e relacionamento com a mídia; bombas e explosivos, Sistema de Comando de Incidentes; Policiamento turístico; Uso diferenciado da força e tecnologias de menor potencial ofensivo; Integração da Segurança Pública e segurança privada; Escolta, batedores e segurança de dignitários e Inteligência de Segurança Pública.

Os cursos são voltados a servidores dos órgãos de segurança pública municipal, estadual e federal (policiais militares, civis, bombeiros, servidores da Politec, Defesa Civil, Gaeco, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. As capacitações ocorrerão até abril de 2014, sendo algumas com exercícios simulados.

Estiveram presentes no evento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Rui Ramos; General Mass, comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada; Cel. Denardi, comandante-Geral da Policia Militar de Mato Grosso; Cel. Aderson, comandante-Geral do Corpo de Bombeiros; Anderson Garcia, delegado-Geral da Polícia Judiciária Civil; Rubens Okada, diretor da Politec; Wilton Coelho, vice-prefeito de Várzea Grande, no ato representando o prefeito Wallace Guimarães; Carlos Brito, secretário de Esportes e Cidadania, representando o prefeito de Cuiabá; João Marcos Coelho Soares, superintendente da Infraero; Inspetor Weller Sanny, superintendente da Polícia Rodoviária Federal; capitão de Corveta Sérgio Brito e Silva, delegado Fluvial de Cuiabá, e 2º Tenente Emérson Lopes da Silva, representante da Força Aérea Brasileira. (João Bosquo/Secom-MT)

Share Button