No calor do inverno cuiabano encontro literário de hoje até sexta-feira

O encontro em Cuiabá é inspirado na “Primavera Literária Brasileira”, que acontece na França

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Coordenação de Letras, vinculado ao Instituto de Linguagens (IL) realiza entre hoje, 2, até sexta-feira,4 de agosto o evento “Inverno Literário Cuiabano”.  O Inverno, vamos combinar, é apenas no nome, pois hoje, os termômetros devem registrar mínima de 20 e máxima de 36 graus (na sombra). Na sexta, último dia do evento, há uma ameaça da mínima baixar até os 17º. Vamos torcer para fazer jus ao titulo.

Segundo as organizadoras Elaine Cristina de Almeida e Suze Oliveira, o encontro é inspirado na Primavera Literária Brasileira, evento que acontece desde 2014 na Universidade Sorbonne, Paris, entre os escritores contemporâneos brasileiros e os estudantes da Universidade.

O objetivo do Inverno Literário Cuiabano é proporcionar diálogo entre pesquisadores, acadêmicos e escritores brasileiros e franceses buscando compreender as tendências da literatura contemporânea dos dois países bem como proporcionar ao público o conhecimento de alguns escritores mato-grossenses, suas percepções de mundo, obras e trabalho realizado pela Academia Mato-grossense de Letras na promoção da literatura local.

O evento é  um encontro de vozes Contemporâneas “Que preocupações humanas ressoam na literatura contemporânea?” “Há ainda vozes sem ecos?” A partir de um diálogo entre acadêmicos, pesquisadores e escritores brasileiros e francófonos, buscar-se-á conhecer e compreender as tendências da literatura contemporânea brasileira e francófona.

Além disso, espera-se, durante esse Inverno Literário Cuiabano, propiciar a estudantes de Letras e à sociedade a oportunidade de conhecerem alguns de nossos escritores mato-grossenses, a percepção de mundo destes, suas obras, assim como o trabalho realizado pela Academia Mato-grossense de Letras na promoção da literatura local.

Professor de Estudos Lusófonos da Université Paris-Sorbonne IV, “Chevalier des Palmes Académiques” pelo Ministério da Educação francês e Conseiller Littéraire pelo Conseil National du Livre para o Salão do Livro de Paris de 2015, professor Dr. José Leonardo Tonus é um dos convidados do Inverno Literário.

Participa ainda do evento a professora Dra. Véronique Bonnet, da Université Sorbonne Paris-Cité XIII, professora convidada pela USP para realizar atividades junto ao grupo de pesquisa Criação e Crítica do Programa de Pós-graduação em Estudos Franceses durante o ano letivo de 2017. Ela vai falar sobre a perspectiva das representações de escritores francófonos, as percepções da história do tempo presente e da história do tempo presente e da história imediata da perspectiva dos refugiados, da produção literária, reconfigurações da memória e as interferências disso na leitura do tempo presente, questões pungentes e bastante atuais à compreensão da sociedade contemporânea.

A programação conta com palestras, lançamento de livros e a entrega de diplomas da Université Paris-Sorbonne aos participantes do Programa de Licenciatura Internacional (PLI-França) referente ao período de setembro de 2013 e março de 2015. Por se tratar de um evento do Curso de Letras, Português-Francês, as falas dos palestrantes poderão ocorrer em Língua Portuguesa ou Francesa sem tradutores.

A programação acontece no IL , no Centro Cultural e no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear) além da Academia Mato-grossense de Letras. O evento é aberto à comunidade externa e contará com certificação de 16h aos participantes da atividade. As inscrições devem ser feitas até 30 de julho.

Eis a programação:  Hoje, quarta-feira, no Centro Cultural, às 19:00, acontece a abertura e acolhida aos participantes, com execução dos Hinos Nacional e de Mato Grosso.  Às 19:30 — “Da consecução e da realização do projeto PLI -UFMT”, com a Profª. Dra. Suze S. Oliveira e Representante da SECRI —UFMT;  20:10 — Cerimônia de entrega simbólica dos Diplomas da Université Paris -Sorbonne aos alunos do PLI -França (set. 2013 —mar. 2015) pelo professor Dr. José Leonardo Tonus  que na sequencia fará a palestra “Avaliação do PLI -França: desafios e perspectivas ”; 21:00 — “Panorama de la Formation de Licence de Lettres Modernes au sein de Sorbonne Paris Cité” – Profa. Véronique Bonnet e às 21:40 — Interação entre o público e os palestrantes, com encerramento previsto para às 22:00.

Na quinta-feira, 3, no Auditório do Museu Etnográfico Rondon, às  8:00 — “O livro brasileiro na França: balanço, perspectivas e impasses para uma política cultural”, como o Prof. Dr. José Leonardo Tonus; às 9:40 — “ L ’écrivain francofone et la condition migrante: Emile Ollivier, Dany Laferrière et Patrick Chamoiseau ”, com a Profª. Dra. Véronique Bonnet. No Auditório “ M” do IL, às 19:00 — Printemps Littéraire: o que é?, com o Prof. Dr. José Leonardo Tonus e alunos PLI -França/Capes – UFMT;  ás 20:40 — Conversa com a escritora Lucia Bettencourt e lançamento de “Olhar Paris” (2016) e “Escrever Berlim” (2017) seguida de Interação do público e convidados, com sessão de autógrafos.

Na sexta-feira,4, na Academia Mato-grossense de Letras, às 19 horas — A Academia Mato-grossense de Letras e a difusão da literatura mato-grossense, com a presidente da entidade, Prof.ª Dra. Marília Beatriz de Figueiredo Leite; às 19:40 — Roda de conversa com escritores mato-grossenses convidados: “Por que escrevo?”, “Escrever em Mato Grosso” – Cristina Campos, Ivens Cuiabano Scaff, Daniela Freire e Ric Milk.

A atividade conta com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais (Secri), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Academia Mato-grossense de Letras (AML).

Admin

Este perfil publica Releases e material Da Assessoria

Você pode gostar...