Novo trabalho de Ziraldo está em exposição no Museu da República

A mostra Zeróis: Ziraldo na Tela Grande está em exposição no Museu da República, em Brasília. Em uma nova área, a pintura, Ziraldo faz releituras de obras de artistas como Picasso, Velazquez, Goya, Salvador Dalí, Roy Lichtenstein e Andy Warhol. As pinturas mostram super-heróis em situações cômicas e rompem com o mito do poder e da invencibilidade dos personagens.

Para produzir os quadros, Ziraldo fez um rascunho em papel. O cartunista contou com a ajuda do pintor Paulo Vieira para fazer os traços mais minuciosos, disse a supervisora do programa educativo do Museu da República, Raquel Mendes. O projeto organiza a visitação de escolas ao museu.

Desde a abertura, na terça-feira (6), cinco turmas visitaram a exposição. A expectativa é que 120 grupos passem pelo local até o encerramento da mostra.

Durante a visita, as crianças se mostram encantadas com as pinturas. Ana Clara Alves, de 8 anos, apontava, com empolgação, os quadros preferidos. “Achei muito legal, eu fico pensando como uma pessoa pode ser tão artista!”, disse.

O músico Álvaro Henrique Santos, de 30 anos, se interessou pelas referências a famosas obras de arte nos quadros de Ziraldo. “Achei interessante essa linguagem, eu sou da geração que cresceu lendo Menino Maluquinho, então cresci sabendo quem é o Ziraldo”, acrescentou.

A abertura da exposição contou com a presença do cartunista. A mostra, que já esteve no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro, permanece até 29 de abril no Museu da República , aberto à visitação de terça a domingo, das 9h às 18h30.

Share Button