Prefeitura de Várzea Grande dá início aos trabalhos de revitalização do Parque Ecológico Tanque do Fancho

Para a reconstrução da ponte as madeiras de reposição foram doadas pelo Juizado Volante Ambiental e o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) Foto: Secom/VG

Por Rafaela Maximiano / Secom-VG | A Prefeitura de Várzea Grande iniciou nesta segunda-feira, 12, o processo de revitalização e reestruturação de um dos principais pontos mais tradicionais de lazer e turismo da cidade: o Parque Ecológico Tanque do Fancho. Com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável; Viação, Obras e Urbanismo e, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana o local que possui 4.700 m² irá receber manutenção nas pistas de caminhada, estacionamento, e nos equipamentos públicos de exercício físico, limpeza e poda de árvores, além da reconstrução da ponte de madeira necessária na travessia do parque.

Em até 10 dias a prefeitura pretende entregar para os moradores de Várzea Grande, o Parque Tanque do Fancho, reformado, com mais segurança para seus frequentadores, fomentando turismo sustentável e um local adequado para prática de exercícios físicos. ”O Parque começa a receber as primeiras obras. Já demolimos a estrutura antiga da ponte para recuperá-la. Vale ressaltar que apenas o local de obras onde a ponte fica localizada é que será interditado o restante do local pode ser utilizado normalmente pela sociedade”, destaca o secretário de Viação e Obras, Luiz Celso de Morais Oliveira.

Para reestruturar o parque, que foi criado em junho de 1996, a Prefeitura realizará operações e ações conjuntas envolvendo vários órgãos. “Num primeiro momento, o choque de ordem identificou os problemas existentes. Em seguida, já foi iniciada, a manutenção e limpeza de infraestrutura, como nas trilhas de caminhada, substituição de lâmpadas, limpeza de galerias pluviais, capinagem, e tudo o que for necessário para reorganizar o parque e seus acessos”, citou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.

“Vamos deixar o Parque Tanque do Fancho funcionando bem, dando estrutura para o cidadão várzea-grandense que o procura, melhorando as trilhas, e o que for necessário para podermos incentivar o lazer e a prática de exercícios físicos, respeitando o conceito de sustentabilidade, que é a característica do parque”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira, gestora responsável pelo parque. Helen explica ainda que para a reconstrução da ponte as madeiras de reposição foram doadas pelo Juizado Volante Ambiental e o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama).

A revitalização e reforma operacional do Parque Tanque do Fancho acompanha as ações de manutenção realizadas em toda a cidade. “A prefeita, quer que os órgãos públicos da cidade, cada um nas suas atribuições, deem o seu melhor para a sociedade várzea-grandense e é isso que buscamos fazer em toda Várzea Grande. Vamos revitalizar o local e fazer com que as pessoas gostem ainda mais e continuem usufruindo desse espaço público,” concluiu o secretário Viação e Obras, Luiz Celso de Morais Oliveira.

><>A parceria fundamental é da Prefeitura com o Juvam e Ibama pois pode utilizar material apreendido de forma responsável, sem custos para o poder municipal.

Share Button