Programação da SEC leva conhecimento e diversão para o interior de Mato Grosso

Atividades lúdicas da Biblioteca Itinerante são voltadas à interação e incentivo à leitura

Atividades lúdicas da Biblioteca Itinerante são voltadas à interação e incentivo à leitura – Foto por: Maria Anffe/GCom-MT

Por Angélica Moraes Incentivar o hábito de ler, além de reafirmar a biblioteca como um local que deixou de ser apenas um depósito de livros para se transformar em um equipamento cultural. Estes são alguns dos objetivos da Biblioteca Itinerante, uma das iniciativas da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) desenvolvidas dentro da programação da Caravana da Transformação.

Nesta sexta-feira (10.03), crianças das escolas do município de São José dos Quatro Marcos e entorno entraram em contato com o universo lúdico proporcionado pela leitura no estande da SEC. Além da doação de livros – também voltada ao público adulto – a programação inclui oficinas com materiais recicláveis, espaço de leitura, hora do conto, desenho e pintura.

Para o garoto Igor Padovani Gomes, 10, aluno do 5° ano, ler é uma atividade divertida em qualquer lugar. “Eu leio muito em casa, frequento a biblioteca da escola e estou sempre com um livro na mão”, disse o jovem, entusiasmado com a diversidade de livros disponíveis para leitura no estande da SEC.

A professora Maria Helena Rodrigues, que acompanhou uma turma de 23 alunos da escola municipal Evilásio Vasconcelos, achou essa iniciativa é válida para expandir a consciência da leitura entre as crianças. “Temos o cantinho da leitura na escola e agora os alunos estão percebendo que esse cantinho pode existir em qualquer lugar”.

A programação da Biblioteca Itinerante – pensada e desenvolvida em parceria com a gerência do Livro e da Leitura – continua neste sábado (11), a partir das 8h, com oficina de fantoche com uso de material reciclado, distribuição de livros e hora do conto. A criançada também irá se divertir com a presença do palhaço Zapilim Plim Plim no local.

Economia criativa Outra ação levada pela SEC em São José dos Quatro Marcos está voltada à economia criativa cujo programa, criado pelo Governo de Mato Grosso e desenvolvido pela SEC em parceria com outras secretarias, despertou o interesse do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município de Reserva do Cabaçal, Vanison Gomes dos Santos.

“A cidade é pequena, mas tem uma produção de artesanato forte, principalmente aquela feita em madeira e cabaças. As informações contidas neste programa são muito importantes para que os artesãos possam se profissionalizar e aumentar a renda com a venda dos seus produtos, tornando-os mais atrativos e buscando atingir públicos de outras regiões e até mesmo fora do estado”, frisou.

Vale ressaltar que, tanto o mobiliário quanto as peças de decoração do estande do MT Criativo dentro da Caravana foram doados temporariamente pelos artesãos de São José dos Quatro Marcos e estavam disponíveis para comercialização.

A programação da Economia Criativa prossegue nesse sábado (11) com a palestra “Criatividade como negócio”, no período da manhã.

Sistema de Bibliotecas Muito antes de as atividades da Biblioteca Itinerante serem realizadas no estande da SEC, uma equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas pega a estrada e percorre os municípios da região que será visitada pela Caravana desenvolvendo ações de fiscalização, vistoria, reativação, revitalização e informatização das bibliotecas. Nesta edição foram visitados 17 municípios: Reserva do Cabaçal, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Jauru, Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis do Oeste, Gloria do Oeste, Salto do Céu, Lambari do Oeste, Mirassol do Oeste, Indiavaí, Conquista do Oeste, São José dos Quatro Marcos, Vale do São Domingos e Rio Branco.

“Nós verificamos desde a estrutura física aos projetos realizados, a qualidade do acervo e se a biblioteca está em um local apropriado”, explica a bibliotecária Waldineia Almeida, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas. “Percebemos que ainda há uma visão muito tradicional do que é uma biblioteca, como sendo apenas um espaço que guarda livros. Fazemos todo um trabalho de informação e conscientização sobre a biblioteca como um equipamento cultural, ou seja, que precisa oferecer à comunidade uma série de atividades, trabalhar a cultura da região, incentivar a leitura e, principalmente, democratizar a informação com ferramentas que incluem ainda filmes e CDs. A Biblioteca Itinerante, desenvolvida nos últimos dias da Caravana, coloca em prática a teoria que buscamos repassar aos municípios e mostra tudo o que se pode fazer dentro desse espaço importante para o conhecimento”.

Caravana Cultural Uma das novidades desta edição da Caravana da Transformação é a Caravana Cultural que inclui apresentações artísticas para a população da cidade visitada. Na quarta-feira (08) foi exibido o filme O Palhaço, de Selton Mello e, em seguida, houve show com a dupla Neto e André.

Na quinta-feira (09) o filme exibido foi Rondon, o Desbravador, de Marcelo Santiago e Rodrigo Piovezan seguido de show com a dupla Zé Melo e Agnaldo.

Na sexta-feira (10) acontecem três apresentações musicais, a partir das 20h. São os shows com Adson & Antony, Parreira & Silvestre e, para encerrar, apresentação da banda da Polícia Militar.

Share Button