Projeto ajuda na recuperação da auto-estima das mulheres, diz Roseli Barbosa

O município de Várzea Grande é o segundo a receber o “Projeto Mulheres Empreendedoras”, patrocinado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). A lançamento aconteceu nesta sexta-feira (22.02), na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com a presença da primeira-dama e titular da Setas, Roseli Barbosa e do prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães.

Roseli Barbosa destacou que desde que assumiu a Setas vinha procurando desenvolver um programa voltado para a mulher e o “Mulheres Empreendedoras” surpreendeu desde seu lançamento e já formou mais de 1300 mulheres. O objetivo do projeto é propiciar o acesso ao emprego e renda. A qualificação, nas mais diversas modalidades, capacita a mulher para o mundo do empreendedorismo. Tanto que a maioria, ao terminar o curso, é encaminhada para receber o microcrédito, com taxa de juro zero e três meses de carência. Ao gerar renda, destaca Roseli Barbosa, “a mulher eleva a sua alto-estima”.

A secretária fez questão de dividir o sucesso do projeto com os parceiros, que são as associações de moradores, clubes de mães e igrejas, que cedem os espaços para a realização dos cursos.

“Temos que acreditar na capacidade de cada um”, disse o prefeito Guimarães, lembrando os inúmeros casos de sucesso de empreendimentos surgidos no município, que hoje se tornaram empresas nacionais. “Cabe a nós criar as oportunidades para elas mostrarem a suas potencialidades”.

A coordenadora do projeto, Neiva Araújo, do Instituto de Desenvolvimento Humano, explica que o projeto vai atender mais de 3.300 mulheres, de 45 bairros divididos em 4 polos e 65 postos, com carga horária de 24h, em confecção de bijouterias, bonecas EVA, pães e bolos, cabeleiras, patch aplique, doces artesanais, manicure, entre outros.

Estiveram presentes no lançamento a primeira dama e secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Jaqueline Guimarães, o secretário de Promoção Social, Marildo Ferreira, o presidente da Femab, Valter Arruda; lideranças empresariais e políticas.

Fonte: Secom-MT

Share Button