Renomados palestrantes participam do 6º Congresso Espírita em Cuiabá

Por João Bosquo | O 6º Congresso Espirita de Mato Grosso , com o tema ‘Amai-vos e Instruí-vos’, uma realização da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (Feemt) acontece a partir desta quinta-feira, 17 até o próximo dia 20, domingo no Hotel Fazenda. O Congresso, que acontece de quatro em quatro anos, é um dos eventos mais aguardados pelo movimento espírita, que cresce a cada dia no Estado. A conferência de abertura “Espíritas amai-vos e instruí-vos”, será ministrada pelo conferencista Jorge Godinho, presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB).

Serão quase 20 horas de reflexões compartilhadas, durante os quatro dias de evento, por onze facilitadores espíritas de renome nacional e internacional, que farão palestras com temas que fazem parte do dia-a-dia de todos, como o amor, o complexo de culpa, medos, a união amorosa, relações familiares, entre outros.

O congresso começa com a recepção de credenciamento dos participantes a partir das 15 horas e a noite acontece a solenidade de instalação do congresso, seguindo-se a palestra de abertura.

Alberto Almeida, conferencista espírita, médico homeopata, formação em TVP, dinâmica de grupos e constelação familiar, psicologia transpessoal, energética do psiquismo, fará a primeira conferência desta sexta, 18, com o tema “Como desenvolver o amor nas relações familiares”. Na sequência teremos novamente a presença de Jorge Godinho, que agora irá proferir a conferência “O amor e a superação do sentimento de indiferença”. Ainda pela manhã, antes do almoço, Gabriel Salum fala “Como desenvolver o amor aos que nos perseguem e caluniam”.

Na parte da tarde a conferência “O espírita e a liderança amorosa”, com Saulo Gouveia, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul; depois o presidente da FEB fala sobre “Como promover o amor e a união entre os espíritas”. Um rápido intervalão e Suely Caldas Schubert, autora de dezenas de livros – publicou o 1º livro em 1981, intitulado “Obsessão/Desobsessão – profilaxia e Terapêutica Espírita” (ed. FEB), fundadora e dirigente da Sociedade Espírita Joanna de Ângelis, em Juiz de Fora, Minas – profere a conferência “O amor e a superação das influências espirituais obsessivas”. Gabriel Salum volta agora para falar sobre “O amor e a superação do complexo de culpa”; enquanto Alberto Almeida vai falar sobre “O amor e a superação dos medos psicológicos”.

No sábado, Sandra Borba Pereira, membro do Conselho Superior da FEB e ex-presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte, mestre em filosofia e pedagoga da UFPE, bem como professora da UFRN, e autora do livro “Reflexões Pedagógicas à Luz do Evangelho”, desenvolve a conferência “Como desenvolver o amor a si mesmo”. Conhecer a si mesmo é uma das missões mais difíceis do homem, pois só através autoconhecimento poderá o homem amar o próximo com a si mesmo, como prega o mestre Jesus.

Em seguida, o conferencista Juiz de Direito Haroldo Dutra desenvolve o tema “O meio prático para conhecer, e compreender, amar e cumprir as Leis Divinas na consciência”. Dutra é autor de uma tradução do “Novo Testamento”, para o português, editada originalmente pelo Conselho Espírita Internacional em 2010 e depois FEB. O presidente da Feemt, Lacordaire Faiad fecha a manhã com a conferência “O amor e a superação do sentimento de vitimização”.

Alberto Almeida volta, agora para falar de “O amor e o cumprimento do propósito existencial”; segue-se Sandra Borba com o tema “Como desenvolver o amor, a Verdade e conquistar o discernimento espiritual”. Antes do intervalo, Alírio de Cerqueira Filho, médico e autor dos livros “O Legado de Paulo de Tarso ao Cristianismo Redivivo”, “Depressão e obsessão: duas faces de uma doença espiritual”, “Psicoterapia à luz do Evangelho de Jesus”, entre outros, ministra a conferência “O amor e a missão do Espírito imortal”.

Na parte da tarde Haroldo Dutra fala sobre “O amor e a superação da acomodação moral”, enquanto Geraldo Campetti irá conferenciar sobre “Como desenvolver o amor a Deus de todo coração, alma e entendimento”.

No último dia, domingo, o 6º Congresso fecha com a conferências de Suely Caldas, “Como desenvolver o amor e a fidelidade aos Espíritos benfeitores”, de Geraldo Campetti, “Como desenvolver o amor diante da cultura da superficialidade” e, por fim, o cuiabano Afro Stefanini II fecha com a conferência “Jesus e o amor infinito pela Humanidade”.

Atualmente, a Feemt congrega 93 Centros Espíritas, com 21 Federações Regionais ativas, que têm como principal missão a promoção das pessoas a uma evolução espiritual. Os Centros Espíritas promovem a caridade, que consiste em ações de doações materiais e desenvolvimento das pessoas, por meio de estudos da doutrina.

O movimento espírita em Mato Grosso, além das casas espíritas ligadas à federação, conta com casas ligadas ao movimento Auta de Souza

João Bosquo

João Bosquo, poeta e jornalista, editor deste blogue NAMARRA.COM.BR
nas redes sociais: @joaobosquo

Você pode gostar...