Silval Barbosa faz balanço das ações de Governo em entrevista

O governador Silval Barbosa concedeu nesta segunda-feira (17.11) entrevista a Rede Record Mato Grosso, onde fez um amplo balanço do governo neste ano de 2012. O chefe do Executivo Estadual falou de Finanças, Saúde, Educação, logística e das obras de mobilidade urbana, com vistas a Copa do Mundo 2014, quando garantiu que o VLT vai estar pronto, conforme está na matriz de responsabilidade assinado com o Governo Federal e Fifa.

Na Entrevista Especial, o primeiro ponto a ser abordado foi o financeiro, ao falar da crise Europeia e Asiática, Silval destacou que Mato Grosso participa dessa economia globalizada. “As nossas commodities que têm esses mercados em crise como destinos acabam influenciadas. Além disso, tem a questão dos ajusteis federais, como a desoneração do IPI na linha branca e automóveis”, disse.

Ao reduzir os índices do IPI o Governo Federal deixa de receber e reduz também os repasses para os estados e municípios. Como exemplo, Silval Barbosa citou a SID sobre os combustíveis, que Mato Grosso deixou de receber R$ 170 milhões. Com essas reduções, o Governo teve de fazer ajustes dentro do orçamento, mas garantiu que as finanças do Estado estão equilibradas. “Não existe risco de atraso, como não existe desiquilíbrio na folha de pagamento”, disse.

Na área da Saúde o governador Silval Barbosa detalhou tudo o que vem sendo realizando e destacou que já foram criados pertos de 400 novos leitos na rede Sus, sendo 62 no Metropolitano, mais de 100 em Sinop, 70 em Alta Floresta, outros 70 no Pronto Socorro de Cuiabá e mais a ampliação do Santa Helena. Além disso, o Governo já assinou convênio com o Hospital do Câncer para construção da Ala de Câncer de Mama e a implantação do Hospital Visão do Lions.

Na outra ponta o Governo vem trabalhando para a construção do Hospital Universitário, que vai ter 250 leitos. O novo HU já está em fase de licitação. Também destacou o empenho na implantação de novos cursos de medicina, no sentido de suprir a carência de médicos em Mato Grosso. A Unemat já está com a sua primeira turma, quanto a UFMT deve realizar vestibular para 2013 nos cursos em Barra do Garças e Rondonópolis.

No capitulo da mobilidade urbana o governador repassou a sua confiança no consórcio que está construído o VLT, e garantiu que o mesmo será entregue em março de 2014. Quanto as demais obras, como viadutos e trincheiras, o governador disse que está absolutamente tranquilo quanto aos prazos estipulados, incluído as obras do Aeroporto Marechal Rondon.

Na área de segurança, Silval disse que vai continuar investindo com um propósito de um novo concurso. Falou também dos avanços na Educação, turismo e logística. Foram mais de duas horas de entrevistas ao vivo. O programa, com perguntas abertas ao público pela internet, recebeu mais de 650 e-mails.

Fonte: Secom-MT

Share Button

João Bosquo

João Bosquo, poeta e jornalista, editor deste blogue NAMARRA.COM.BR
nas redes sociais: @joaobosquo

Você pode gostar...