Silval Barbosa inicia a Rota da Integração ‘Araguaia’ com a inauguração do sistema de água de Vila Rica

Silval Barbosa assina convênios e inaugura sistema de abastecimento de água no município de Vila Rica

Vila Rica, MT – O governador Silval Barbosa iniciou nesta quinta-feira (10.11) a 3ª Rota da Integração, agora na Região do Araguaia. Após a recepção no aeroporto municipal de Vila Rica (1.259 km a Noroeste de Cuiabá), o governador e comitiva cumpriram uma rápida agenda de inauguração das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e a assinatura de diversos convênios com o Município.

A inauguração da primeira fase do projeto de ampliação do sistema de água – lançado em maio deste ano – representa a inclusão de mais de três mil moradores que passam a receber água tratada em suas residências. O governador Silval Barbosa lembrou que poucos municípios de Mato Grosso tem 100% de água tratada. Com a inauguração desta quinta-feira, em Vila Rica chega a 75% da população.

O prefeito da cidade, Calisto Silva, destacou que a emenda parlamentar é do deputado Carlos Bezerra, mas o governador Silval Barbosa ajudou na liberação dos recursos em Brasília, que possibilitou a inauguração de 14 mil metros de rede que atende todo o bairro Setor Oeste. A segunda etapa do projeto vai atender aos bairros de Bela Vista e Tiradentes, totalizando 28 mil metros de rede e um investimento de R$ 1,9 milhão com contrapartida de 3% do município.

Em seguida, Silval Barbosa assinou diversos convênios. O primeiro deles, da Secretaria de Estado Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), para liberação de recursos na ordem de R$ 431 mil para pavimentação de diversas ruas em bairros de Vila Rica. O segundo, um protocolo autorizando o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Dentran-MT) a implantar sinalização horizontal e vertical em vias da cidade. O terceiro foi a assintura de um termo de cooperação entre a Setpu e a Secretaria Municipal Viação e Obras Públicas para o fornecimento de 15 mil litros de óleo diesel a serem usados na recuperação de vias vicinais do município. Silval Barbosa entregou ainda um veículo Mitsubishi, para atender a área rural.

ROTA DA INTEGRAÇÃO

“O motivo maior da Rota da Integração Araguaia é a BR 158MT”, destacou o governador Silval Barbosa em sua fala de saudação aos presentes. Silval disse que a questão da energia já está resolvida, Vila Rica atualmente já está integrada ao Sistema Nacional de Energia. Agora o problema é a rodovia para escoamento da produção, fruto dos investimentos que estão acontecendo na região.

O governador lembrou que – após o impedimento por parte da Funai de passar a rodovia pela área indígena Marawatsede – esteve em Brasília e num trabalho junto à bancada federal – conseguiu autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), passando a responsabilidade para a Superintendência do Dnit em Mato Grosso, que agora está trabalhando num projeto contornando a reserva indígena. O trabalho agora é fazer com que – até o fim do período das chuvas – o projeto esteja concluído para dar inicio às obras.

O superintendente do Dnit em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia, informa que o projeto de contorno foi dividido em quatro lotes. Dois deles – realizados pelo Exército Brasileiro – já estão prontos em Brasília para serem analisados. O governador Silval Barbosa não esconde o seu otimismo. Ele acredita que até o final de 2012 esse trecho poderá ser concluído. Em seguida será a vez de interligar os municípios da região à BR.

A Rota da Integração Araguaia inicia, nesta sexta-feira (11.11), no ponto Zero da BR 158MT, na divisa com o Estado do Pará, segue até Confresa; depois para Porto Alegre do Norte; passa por Canabrava do Norte e pernoita em Alto Boa Vista. No sábado (12.11), visita os municípios de Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia e encerra em Querência.

Integram a comitiva do governador, os secretários de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves; de Comunicação Social, Osmar de Carvalho; e de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra; o comandante da Polícia Militar em Mato Grosso, coronel Osmar Lino Farias; os deputados federais Wellington Fagundes e Carlos Bezerra e os deputados estaduais José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Baiano Filho, Zeca Viana e Aray Fonseca.

Share Button