Solenidade marca abertura das comemorações alusivas à Semana da Pátria

por João Bosquo e Jota Passarinho

O Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Cultura (SEC/MT) e de Segurança Pública (Sesp/MT), em parceria com o Exército Brasileiro, realizou nesta segunda-feira (03.09), em solenidade realizada na Praça das Bandeiras, no CPA, em Cuiabá, o lançamento da programação comemorativa alusiva a Semana da Pátria. O ato de lançamento contou com presença do secretário de Cultura, João Laino, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Osmar Lino de Farias, e do comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, coronel Paulo Ricardo Chies.

Apresentações artísticas de crianças participantes de projetos sociais da Sesp e das bandas musicais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro marcaram a abertura oficial da Semana da Pátria.

O secretário João Carlos Laino disse que o 7 de Setembro é um dos maiores eventos da sociedade brasileira e é o momento de reforçar os valores cívicos, morais e sociais. Segundo ele, a Semana da Pátria vai acontecer durante todos os dias, com diversos eventos em praças e escolas públicas em todo o Estado e vai culminar com o grande desfile, em Cuiabá, na Av. Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), com palanque oficial, com a presença do governador Silval Barbosa, instalado em frente à praça das Bandeiras.

O comandante geral da Polícia Militar, Cel. Osmar Lino de Farias, lembra que a data é muito importante, não apenas para os militares, mas para todos os brasileiros. “Uma data que cultuamos, que veneramos bastante, por tudo que ela representa e por isso não foi diferente, estamos participando neste ato de abertura, vamos estar também no grande desfile de 7 de Setembro, na próxima sexta-feira (07.09); pois é uma danta que para nós significa muito”.

O comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, Cel. Paulo Ricardo Chies disse que o 7 de Setembro simboliza o “início do Brasil enquanto nação independente, com suas determinações e Exército Brasileiro busca estar sempre presente e o desfile é uma homenagem à Pátria e à nossa bandeira”.

O coordenador geral do evento, tenente-coronel BM Paulo Wolkmer, informa que “cerca de três mil pessoas de instituições militares, escolas públicas e municipais, entidades governamentais e filantrópicas devem participar do desfile que, este ano, existe a expectativa de público de aproximadamente 45 mil pessoas”.

Mais uma vez a chegada das bandeiras (Brasil, Mato Grosso e Cuiabá) vai acontecer por meio da técnica de rapel. A comissão organizadora prevê ainda a demonstração técnica profissional do uso de aeronaves, desfile dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Paz, dos tanques de guerra entre outras atrações.

O evento conta com o apoio da Assembleia Legislativa, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Polícia Rodoviária Federal, Rotary Club, Academia Mato-grossense de Letras.

Programação Semana da Pátria 2012

03/09 – 08h às 08h40 – Abertura oficial da Semana da Pátria (Hasteamento da Bandeira Nacional e canto do Hino Nacional, acendimento da Pira da Independência, participação dos projetos sociais da Sesp (Praça das Bandeiras)

08h40 às 09h40 – Apresentação das Bandas Militares do Exército Brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar (Praça das Bandeiras)

04/09 – 08h às 08h30 – Hasteamento da bandeira nacional e apresentação de bandas e fanfarras (Praça Alencastro)

08h30 às 18h – Exposições de materiais militares e de entidades governamentais e fillântrópicas (Praça Alencastro)

08h30 às 17h – Visitas Escolares – Quarteis do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar

08h30 às 21h – Palestras em escolas sobre a Independência do Brasil (Cuiabá e Várzea Grande)

05/09 – 08h – Hasteamento da Bandeira Nacional (Praça Alencastro)

08hs – Caminhada da Independência (Parque Massahiro Okamura)

08h30 às 18h – Apresentação de banda e fanfarra, exposições de materiais Militares e de entidades governamentais e do Rotary Club (Praça Alencastro)

08h30 às 17h – Visitas Escolares aos quartéis do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar

08h30 às 21h – Palestras em escolas sobre a Independência do Brasil (Cuiabá e Várzea Grande)

06/09 – 08h – Hasteamento da Bandeira Nacional, com participação de escolas, fanfarra e banda da PM (Praça Alencastro)

08h30 às 18h – Apresentação de banda e fanfarra, exposição de materiais militares e de entidades governamentais e do Rotary Club (Praça Alencastro)

08h30 às 17h – Visita Escolares aos quarteis do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar

08h30 às 21h – Palestras em escolas sobre a Independência do Brasil (Cuiabá e Várzea Grande)

07/09 – 15h45 – Revista da tropa pelo governador de Silval Barbosa (Praça das Bandeiras)

16h às 18h15 – Desfile Cívico Militar com atrações de tanques de combate do Exército, show aéreo com helicóptero militar. (Avenida do CPA, com palanque de autoridades em frente a Praça das Bandeiras).

Fonte: Secom/MT

Share Button