UFMT homenageia servidores aposentados

Da Assessoria | Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu na manhã desta quarta-feira (24) seus servidores aposentados para a segunda edição do evento “Uma Vez UFMT, Sempre UFMT”, que aconteceu no Centro Cultural da Instituição, com o objetivo de comemorar o Dia do Aposentado e homenagear o trabalho desenvolvido pelos mesmos desde a fundação da Universidade.

O evento contou com um café da manhã e um momento de confraternização entre os aposentados. Em seguida, foi a vez das apresentações culturais dos grupos: UFMT com a Corda Toda; Violeiros do Pantanal e do grupo de Cururu dos aposentados. A programação também contou com palestras sobre hipertensão, diabetes e prevenção de quedas durante a manhã.

De acordo com a Coordenadora de Desenvolvimento Humano, Kenia Lara Bastos, o evento é importante como uma forma de prestigiar e acolher os servidores aposentados, mostrando que eles ainda são participantes da Instituição. “Eles foram o pilar da construção da UFMT e percorreram um longo caminho para que nos tornássemos o que somos hoje”, explicou.
Além disso, momentos como esse são uma oportunidade para que antigos colegas de trabalho se reencontrem, como é o caso de técnica administrativa Filipa Coelho da Silva, que trabalhou durante 30 anos na UFMT. “O tempo que a gente trabalhou aqui foi muito bom. Sinto falta da companhia dos amigos, sempre que tem algo faço questão de vir para reencontrá-los. É importante que tenham esses eventos para reunir as pessoas”, afirmou.

O evento também é uma oportunidade para se olhar para o passado com tranquilidade pelo trabalho desenvolvido, como conta o professor aposentado Eugênio Nilmar dos Santos, que lecionou no curso de Agronomia por 38 anos. “Desde o trabalhador mais simples ao reitor ou reitora, todos fomos peças importantíssimas nas engrenagens da Universidade. Acho que cada um de nós deu o máximo que podia ter dado para que a UFMT se tornasse algo fantástico, de reconhecimento internacional como ela é e, agora, no presente, podemos olhar com gratidão para o que vivemos no passado”, pontuou.

Como na edição anterior, ao longo de 2018, a UFMT irá propor atividades de extensão para reforçar a integração dos aposentados à comunidade acadêmica. “Vejo um grande interesse da gestão em abraçar esses aposentados e trazê-los para ativa, através de atividades terapêuticas e culturais”, afirmou Viviane Martins dos Santos, Técnica-Administrativa Fisioterapeuta da UFMT, que ministrou a palestra sobre prevenção de quedas.

O “Uma Vez UFMT, Sempre UFMT” foi desenvolvido pela Reitoria da UFMT, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), a Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), a Coordenação de Assistência Social e Saúde do Servidor (Cass).

Source: UFMT homenageia servidores aposentados

Share Button